Busca do site
menu

Equador busca modelo brasileiro de combate à desnutrição

ícone facebook
Publicado em:18/07/2014
O ministro da Saúde, Arthur Chioro, recebeu no dia 16/7, em Brasília, o presidente do Equador, Rafael Correa. A delegação equatoriana veio conhecer as políticas nacionais nas áreas de nutrição infantil para adequá-las à sua realidade. O acordo que foi assinado entre os ministérios da Saúde dos dois países prevê, entre outras ações, a transferência da metodologia utilizada pelo programa Farmácia Popular, que oferta medicamentos gratuitos ou com até 90% de desconto para a população.
 
A cooperação, com duração de cinco anos, estabelece o intercâmbio de informações, visitas técnicas e projetos conjuntos para a capacitação profissional. Além do fortalecimento das estratégias para saúde materna e infantil e do acesso à assistência farmacêutica, o acordo envolve as áreas de pesquisa em saúde e avaliação de tecnologias sanitárias.
 
“Ambos os países partilham dos mesmos objetivos, e as políticas exitosas que estão em curso no Brasil na área da Saúde e do desenvolvimento social podem ajudar nações que ainda não conseguiram atingir suas metas de desenvolvimento. Essa nova parceria que estamos firmando com o Equador também contribui para o fortalecimento da cooperação internacional Sul-Sul, ajudando a promover o progresso conjunto dos países latino-americanos”.
 
O índice de desnutrição crônica no Equador, segundo dados do país, é de 25,2%. O governo de Rafael Correa quer conhecer a experiência do Brasil, que, em dez anos, reduziu pela metade o percentual de crianças com déficit de crescimento – o índice passou de 13,4%, em 1996, para 6,7% em 2006. No Nordeste, a desnutrição crônica caiu de 22,1% para 5,8% no período.
 
Os ministérios da Saúde do Brasil e do Equador estreitam relações desde a Assembleia Mundial da Saúde ocorrida em Genebra em maio deste ano, quando o ministro Arthur Chioro convidou a ministra Carina Vance para conhecer o Programa Farmácia Popular. A ministra equatoriana esteve no Brasil em junho e participou de reuniões técnicas com equipes do Ministério da Saúde.
 
Brasil e Equador já mantêm ações bilaterais na área da saúde desde 2007, quando o Instituto Fernandes Figueira-Fiocruz apoiou a implantação e desenvolvimento do Primeiro Banco de Leite do Equador, na Maternidade Isidro Ayora, em Quito. Em outro projeto conjunto, o Brasil, por meio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) oferece apoio técnico para o fortalecimento das funções regulatórias de pré e pós-comercialização de medicamentos daquele país.
 

Fonte: Portal da Saúde
Seções Relacionadas:
Fique por Dentro

Nenhum comentário para: Equador busca modelo brasileiro de combate à desnutrição