Busca do site
menu

Saúde Coletiva perde Benedictus Philadelpho de Siqueira

ícone facebook
Publicado em:16/07/2014

A ENSP lamenta informar o falecimento do ex-presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva, Benedictus Philadelpho de Siqueira, aos 77 anos, na última terça-feira, 15 de julho, vítima de um acidente vascular cerebral. Professor aposentado, foi ex-diretor da Faculdade de Medicina da UFMG. O velório ocorreu em Divisa Nova (MG).

Em 49 anos de serviço prestados à UFMG, foi professor do Departamento de Medicina Preventiva da universidade e, por dois anos, esteve à frente da coordenação do Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (Nescon). Presidiu a Associação Brasileira de Educação Médica e a Federação Pan-americana de Escolas Médicas.

Na Abrasco, Benedictus compôs a segunda diretoria, eleita para o triênio 1981-1983, tendo como José da Silva Guedes, Jairnilson Paim e Ernani Braga vice-presidentes e Paulo Buss como secretário executivo. Conhecido como 'Phila', foi militante da Associação Brasileira de Ensino Médico (Abem), buscando sempre o aprimoramento da formação profissional e a modernização do ensino. Em sua gestão na Abrasco, a formação de recursos humanos e o mercado de trabalho para os profissionais da Saúde Coletiva ocuparam lugar central.

O mineiro, natural da cidade de Divisa Nova, também foi secretário estadual de Saúde de Minas Gerais. Recebeu ainda homenagem pelos serviços prestados à saúde pública brasileira, sendo-lhe outorgada a Medalha do Mérito Oswaldo Cruz.

O professor também foi agraciado como Personalidade Médica 2013, honraria concedida pela Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), o Conselho Regional de Medicina (CRM-MG) e o Sindicato dos Médicos (Sinmed-MG). Benedictus Philadelpho possui muitos trabalhos publicados sobre Ética Médica e Nutrição.

Deixou dois filhos e seis netos.

Adeus da Abrasco a Benedictus Philadelpho de Siqueira


Seções Relacionadas:
Aviso

Saúde Coletiva perde Benedictus Philadelpho de Siqueira

1 comentários
SERGIO TAVARES DE ALMEIDA REGO
16/07/2014 22:13
Uma enorme perda para o Brasil.