Busca do site
menu

Pesquisadores participaram de evento sobre direito e saúde

ícone facebook
Publicado em:16/07/2014
No dia 10 de julho, a coordenadora do Grupo Direitos Humanos e Saúde Helena Besserman (Dihs) da ENSP, Maria Helena Barros, participou do debate A Saúde como Direito Universal, promovido pela Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro. A atividade foi antecedida pela exposição do documentário “SOS Saúde”, de Michael Moore, que retrata o Sistema de saúde dos Estados Unidos da América. 

Pesquisadores participaram de evento sobre direito e saúde
 
Além da presença da coordenadora do Dihs/ENSP, o evento teve participação de Isabel Tereza Pinto Coelho, juíza de Direito do TJ/RJ da 1ª vara Cível da Comarca de Queimados, e Lúcia Regina Florentino Souto, aluna do Doutorado Internacional Direitos Humanos, Saúde Global e Políticas da vida, desenvolvido pelo convênio Fiocruz/Centro de Estudos Sociais (CES/Universidade de Coimbra, em Portugal).
 
O Dihs/ENSP tem como linhas de atuação a formação de recursos humanos, pesquisa e produção científica e desenvolvimento de capacidade local no campo do direito e saúde. A atuação do núcleo visa a construção de um saber integrado, que dê conta das questões entre os campos Direito, Saúde e Cidadania. 
 
O doutorado Internacional

A iniciativa tem como objetivo formar profissionais capazes de elaborar propostas em resposta aos principais desafios contemporâneos colocados no campo da saúde pública, os quais abrangem aspectos epistemológicos e políticos, como a relação entre os saberes biomédicos e outros relacionados à saúde, à doença, ao corpo, às práticas de cura ou às condições sociais, econômicas, culturais e ambientais. O curso busca ainda problematizar os temas da justiça social, cognitiva e ambiental e suas implicações para as condições de saúde e bem-estar das populações. Foram selecionados para participar do projeto três alunos brasileiros e cinco portugueses, que, ao final do curso, ganharão dupla titulação.

Seções Relacionadas:
Fique por Dentro

Nenhum comentário para: Pesquisadores participaram de evento sobre direito e saúde