Busca do site
menu

Programa aborda a mudança na formação dos profissionais de saúde

ícone facebook
Publicado em:14/07/2014
Programa aborda a mudança na formação dos profissionais de saúdeO programa Sala de Convidados, do Canal Saúde da Fiocruz, recebeu os pesquisadores da ENSP Sergio Rego e Maria Helena Mendonça para um debate sobre o tema Qual médico o Brasil precisa?. O médico Luiz Viana Sobrinho também integrou a roda de conversa. 
 
Durante a entrevista, a pesquisadora do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde da ENSP (Daps) Maria Helena Machado, apontou que, em relação aos médicos e outros profissionais de saúde, “mais do que nunca deveríamos estar atentos ao ambiente e as condições de trabalho em que esses profissionais tem praticado a medicina em nosso país”, disse ela. 
 
Já o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS) e pesquisador do Departamento de Ciências Sociais da ENSP, Sergio Rego, ressaltou que o processo de formação dos médicos amadureceu ao longo dos anos, porém, agora, se faz necessária sua adequação aos novos tempo e a nova realidade de mercado brasileiro. “Urge que as escolas façam esta transformação”, avaliou Rego. 
 
O programa ainda com a participação da também pesquisadora da ENSP, Marilene de Castilho Sá, que deu sua opinião afirmando que a população precisa de um médico que as ouça, seja capaz de acolher seu sofrimento e debater seu encaminhamento terapêutico. Segundo Marilene, um dos grandes desafios atuais é trabalhar dentro de um contexto social que tem caminhado para o distanciamento, banalização, dor e sofrimento alheio.

Seções Relacionadas:
Divulgação Científica

Nenhum comentário para: Programa aborda a mudança na formação dos profissionais de saúde