Busca do site
menu

Pesquisadora da ENSP toma posse na OMS

ícone facebook
Publicado em:27/06/2014
Pesquisadora da ENSP toma posse na OMSA coordenadora do Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde da ENSP (Cetab), Vera da Costa e Silva, tomou posse na sexta-feira, 20 de junho, como chefe do Secretariado da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco da Organização Mundial da Saúde (CQCT/OMS). A convenção é o primeiro tratado internacional de saúde pública da história da OMS e representa um instrumento de resposta dos 192 países membros da Assembleia Mundial da Saúde à crescente epidemia do tabagismo no mundo. A brasileira substitui o PhD em Saúde Pública, Haik Nikogosia, nascido na Armênia, e que esteve à frente do Secretariado durante sete anos. Para Vera, o fato de uma brasileira exercer um cargo de protagonismo no contexto internacional do controle do tabagismo traz consigo oportunidades de maior interação entre o pais e outras partes na implementação do tratado.

A Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco foi adotada pela Assembleia Mundial da Saúde, no dia 21 de maio de 2003, e entrou em vigor em 27 de fevereiro de 2005. Desde então é o tratado que agregou o maior número de adesões na história da Organização das Nações Unidas (ONU). Seu objetivo é proteger as gerações presentes e futuras das devastadoras consequências sanitárias, sociais, ambientais e econômicas geradas pelo consumo e pela exposição à fumaça do tabaco. Considerada um marco histórico para a saúde pública mundial, a Convenção-Quadro determina a adoção de medidas intersetoriais nas áreas de propaganda, publicidade, patrocínio, advertências sanitárias, tabagismo passivo, tratamento de fumantes, comércio ilegal e preços e impostos.

Segundo Vera da Costa e Silva, temas como regulamentação de produtos do tabaco, alternativas para o plantio do fumo, economia do tabaco e interferência da indústria fumageira nas políticas públicas são temas comuns a muitos países que passarão a ser debatidos com mais intensidade globalmente. “Trazer estas prioridades com mais ênfase para a discussão global deve ajudar o Brasil e outros países com o mesmo estágio da epidemia do tabaco e com desafios semelhantes na implementação do tratado, a encaminhar melhores soluções que tenham impacto progressivo na saúde pública”, destacou ela. 

Confira a entrevista que Vera da Costa e Silva concedeu ao ‘Informe ENSP’. Nela a coordenadora do Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde fala a respeito da atuação do Cetab/ENSP na área; o retrocesso nas políticas antitabagistas, devido ao lobby das indústrias; além de destacar que o Brasil é visto, em todo o mundo, como um dos países mais avançados no âmbito do controle do tabagismo. “O Brasil é considerado um dos países com as políticas mais avançadas no controle do tabagismo no mundo. No último relatório da OMS (2013) ele foi incluído entre os cinco países que melhor implementaram as políticas de impostos e preços; ambientes livres de fumo; advertências sanitárias; proibição da publicidade, promoção e patrocínio de produtos do tabaco e políticas de assistência ao fumante, todas associadas ao monitoramento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT)”, expôs ela.

Seções Relacionadas:
Divulgação Científica

Nenhum comentário para: Pesquisadora da ENSP toma posse na OMS