Busca do site
menu

Publicação explora relação entre saúde pública e nutrição

ícone facebook
Publicado em:16/06/2014
Publicação explora relação entre saúde pública e nutriçãoO volume 19, número 5, da Revista Ciência e Saúde Coletiva debate a alimentação adequada e saudável como um direito social fundamental, a partir de artigos que articulam nutrição e saúde pública. São apresentados resultados de pesquisas que avaliam o impacto de ações e programas na situação nutricional das famílias brasileiras, por meio de estudos que tratam das diretrizes da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) e do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional, este último, o principal provedor de informações sobre a saúde das famílias beneficiadas por essa política. 

A edição conta também com resultados de estudos sobre padrão alimentar de risco para as doenças crônicas não transmissíveis; utilização de alimentos ricos em gordura; ingestão nacional excessiva de sal; comercialização da comida de rua; controle de propagandas de alimentos, dentre outros.
 
No artigo temático Avaliação de políticas e iniciativas públicas de segurança alimentar e nutricional: dilemas e perspectivas metodológicas, de autoria da pesquisadora do Departamento de Ciências Sociais da ENSP, Rosana Magalhães, foram analisados os principais desafios e perspectivas da avaliação de políticas e iniciativas públicas voltadas à segurança alimentar e nutricional. De acordo com os resultados do estudo, devido à complexidade das ações na área, é importante discutir os limites das estratégias avaliativas tradicionais e avançar na construção de novas abordagens teóricas e metodológicas.

Bolsa Família: insegurança alimentar e nutricional de crianças menores de cinco anos, é o tema de outro artigo temático que compõe o volume 19, número 5 da Revista Ciência e Saúde Coletiva. No estudo transversal descritivo de base populacional, assinado pelas pesquisadoras do Departamento de Nutrição do Setor de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Paraná Flávia Monteiro, Suely Teresinha Schmidt, Islandia Bezerra da Costa, Claudia Choma Bettega Almeida e Nívea Matuda, foi identificada a prevalência de insegurança alimentar das famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família e os fatores relacionados a essa condição, bem como o estado nutricional das crianças menores de cinco anos. A amostra incluiu 442 famílias, das quais 168 com menores de cinco anos em sua constituição. 

Os resultados do estudo apontaram que a prevalência de insegurança alimentar foi de 81,6%, e o excesso de peso e o déficit estatural entre as crianças coexistiram. A insegurança alimentar apresentou-se associada ao índice estatura para idade entre crianças menores de dois anos, e renda familiar per capita e as dívidas alimentares influenciaram significativamente a situação de insegurança alimentar familiar. Além dos dois artigos temáticos citados acima, a edição conta também com mais 27 artigos temáticos, um artigo de debate e uma resenha.

Confira a publicação na íntegra. 

Seções Relacionadas:
Divulgação Científica

Nenhum comentário para: Publicação explora relação entre saúde pública e nutrição