Livro articula teoria e prática na atuação contra TB

Publicada em
 
 
 

Controle da Tuberculose: uma proposta da integração do ensino-serviço é tema de uma publicação produzida pela ENSP, por meio da Educação a Distância da Escola em parceria com o Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF). A coletânea, organizada pela médica sanitarista Maria José Procópio de Oliveira, foi publicada pela Editora Fiocruz. O livro é voltado aos trabalhadores da saúde e traz conteúdos e debates atualizados para o controle e a assistência da tuberculose, uma das doenças infecciosas que mais causam mortes no Brasil, principalmente no Rio de Janeiro. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é um dos 22 países com alta carga de tuberculose e onde o enfrentamento da doença deve ser considerado prioridade. 
 
A tuberculose é a quarta causa de mortes por doenças infecciosas e a primeira causa de mortes por doenças infecciosas nos pacientes com Aids em nosso país. A doença afeta 37 em cada 100 mil brasileiros, sobretudo nos estados de Amazonas e Rio de Janeiro, onde essa taxa chega a 67 casos por 100 mil habitantes. A taxa nacional de mortalidade é de 2,4/100 mil, enquanto no Rio de Janeiro atinge 5,3/100 mil. Portanto, seus números justificam a necessidade de investimentos na capacitação dos profissionais da saúde em relação à tuberculose. 
 
Esta publicação está em sua 7ª edição. Com ela, profissionais da saúde de todo o Brasil podem contar com um guia atualizado sobre o controle e a assistência da tuberculose. O livro é especialmente voltado para a rede do SUS e pode ser somado a uma proposta de educação a distância. A coletânea aborda desde um panorama geral da saúde, no país e no mundo, até os aspectos mais técnicos da tuberculose, como diagnóstico, tratamento e prevenção.
 
O livro sustenta uma capacitação baseada em questões técnicas, mas também em reflexões sobre os determinantes sociais, econômicos e culturais da doença. O objetivo da coletânea é articular os conteúdos apresentados com a realidade vivenciada pelos profissionais nos serviços de saúde. 
 
A 1ª edição do livro é de 1987 e, de lá para cá, ele já sofreu sucessivas atualizações, envolvendo o Ministério da Saúde, a UFRJ e a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, além do CRPHF, que coordena o trabalho desde o início dos anos 1990. Entre as novidades desta 7ª edição, destacam-se glossário, textos complementares e um projeto gráfico diferenciado para facilitar a leitura e o estudo.
 
Outras informações: www.fiocruz.br/editora | imprensaeditora@fiocruz.br | (21) 3882-9041

1 comentário para "Livro articula teoria e prática na atuação contra TB"

Uma pessoa comentou esta matéria. Comente você também!

  1. EDUARDO S. PONCE MARANH?O

    Ótimo livro ! Ótima proposta =articulação entre a teoria e a prática na atuação contra a tuberculose e muito oportuno. Parabéns aos colegas do Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF). Eduardo S. Ponce Maranhão - médico, clínica médica/medicina interna[MSF], medicina social, planejamento em saúde, epidemiologista, sanitarista - Dpto de epidemiologia e métodos quantitativos em saúde- Ensp-Fiocruz

comente esta matéria

Utilize o formulário abaixo para se logar.