Busca do site
menu

Formatura conclui IX Ciclo de Debates na ENSP

ícone facebook
Publicado em:14/05/2014
Formatura conclui IX Ciclo de Debates na ENSPEncerrando a IX edição do Ciclo de Debates - Conversando sobre a Estratégia de Saúde da Família aconteceu, no dia 9/5, a cerimônia de formatura da turma de 2012 do curso de Residência Profissional em Saúde da Família. Estiveram presentes na celebração o diretor da ENSP, Hermano Castro, a vice-diretora de Pós-Graduação da Escola, Tatiana Wargas, e as professoras Rosa Souza, Maria Alice Pessanha e Margareth Garcia. A turma é composta por 21 alunos, sendo cinco dentistas, cinco enfermeiros, quatro nutricionistas, quatro psicólogos e três assistentes sociais.
 
Para Hermano Castro, o Brasil vai viver momentos de muitas dificuldades. De acordo com ele, no âmbito da saúde poderemos ter muitos problemas como sarampo ou novas endemias se não tivermos uma vigilância muito clara, o que diz respeito exatamente à atenção básica. “As soluções e saídas para os problemas de saúde não estão só em políticas públicas mas na nossa capacidade de organização. Temos que estar muito bem preparados pois daqui a um mês teremos uma entrada de muitas nações com contato com outros vírus”. 
 
Segundo a professora Rosa Souza, estudar na ENSP tem um diferencial. “Eu também fui aluna e até hoje não saí daqui. Desejo a todos os alunos que haja confiança e entusiasmo durante esse novo ciclo que vocês se inserem com uma bagagem importante, não só do conhecimento teórico e do conhecimento prático como das relações que tiveram ao longo do curso. Minhas palavras são de encorajamento, pois os desafios se colocam diariamente nas instituições de saúde e devem ser encarados com coragem e vontade de transformação.”
 
A vice-diretora de Pós-Graduação, Tatiana Wargas, destacou a importância do curso para a ENSP devido a entrada de alunos de várias regiões do país, possibilitando dessa forma uma visão ampla e diversa da saúde.
 
Maria Alice Pessanha concluiu afirmando que é possível construir novas maneiras de se pensar e colocar em prática os princípios do SUS. “Acredito que essa residência é transformadora da rede de saúde. O processo de trabalho na Estratégia de Saúde da Família é fundamental. Temos desafios de ordem estruturais mas também podemos construir muitas coisas, pensando num SUS de qualidade, universal, e centrado no usuário.”

Seções Relacionadas:
Sessões Científicas

Nenhum comentário para: Formatura conclui IX Ciclo de Debates na ENSP