Busca do site
menu

Controle social e nexo coletivo pautaram evento na ENSP

ícone facebook
Publicado em:28/04/2014
 
“É preciso repensar tudo que se fala atualmente sobre nexo causal epidemiológico e pedir que a justiça não interprete as questões coletivas dos trabalhadores como um dado individual”, defendeu o professor da Unicamp Heleno Corrêa Filho durante o Centro de Estudos Miguel Murat da ENSP. O encontro teve como foco de debate o controle social e a importância do nexo coletivo para a saúde do trabalhador. O encontro reuniu especialistas da área, sindicalistas e trabalhadores que durante alguns anos foram expostos à substâncias químicas na empresa em que atuavam. 
 
Além de Heleno, o encontro contou com as presenças do coordenador-geral da Associação dos trabalhadores expostos a substâncias químicas, Antônio de Marco Rasteiro, e a representante do Sindicato de Químicos Unificados - regional de Campinas Glória Nozella Lima. Este Ceensp foi realizado em 16 de abril e teve como coordenador o pesquisador do Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da ENSP, Francisco Pedra.
 
Durante sua palestra, Rasteiro, detalhou que a empresa contava com um quadro fixo de 225 trabalhadores. Destes, 70 foram a óbito com uma média de 55 anos. “Lá não sofríamos com falta de Equipamento de Proteção Individual (EPI) ou treinamento. A questão foi excesso de substâncias nocivas no meio ambiente, pois trabalhávamos em um centro industrial de produção de agrotóxicos”, explicou ele, dizendo ainda que estas pessoas tiveram seus sonhos roubados. 
 
O diretor da ENSP, Hermano Castro, disse acreditar que as políticas públicas estão afastadas dos movimentos sindicais. “Ao longo da história, os técnicos e profissionais de saúde se distanciaram muito do processo do movimento sindical e da discussão da saúde do trabalhador. Por isso me sinto muito honrado em hoje estar com o sindicato presente em nossa Escola para discutir o tema”, ressaltou ele. 

Confira, abaixo, um vídeo com os melhores momentos das apresentações.

 


Seções Relacionadas:
Centro de Estudos Pesquisa Vídeos

Nenhum comentário para: Controle social e nexo coletivo pautaram evento na ENSP