Busca do site
menu

Clínica Victor Valla e Centro de Saúde realizam ações de saúde

ícone facebook
Publicado em:03/04/2014
*Annalu Silva 

No sábado, 5 de abril, o Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP) e a Clínica da Família Victor Valla realizarão atividades de promoção e prevenção da saúde. O evento faz parte da campanha proposta pela Prefeitura do Rio de Janeiro que acontecerá nesta data em diversas Unidades Básicas de Saúde. Durante todo o dia as unidades oferecerão a coleta de preventivo ginecológico para pessoas cadastradas que estejam com o exame papnicolau atrasado.

De acordo com o Responsável Técnico de Enfermagem da Estratégia de Saúde da Família, Julio Bordignon, a coleta do preventivo possibilita a detectação precoce do câncer do colo do útero, além do diagnóstico e tratamento de possíveis Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). O câncer do colo do útero é o mais comum entre mulheres sexualmente ativas, de 20 a 59 anos.

Segundo os Cadernos de Atenção Básica ao Controle dos Cânceres do Colo do Útero e da Mama, os elevados índices de incidência e mortalidade por câncer justificam a implantação de estratégias efetivas de controle dessas doenças que incluam ações de promoção à saúde, tratamento e de cuidados paliativos, quando esses se fizerem necessários, declara o médico sanitarista José Gomes Temporão.

Dentro desta perspectiva, o Centro de Saúde e a Clínica Victor Valla procuram intervir implementando práticas junto à comunidade de Manguinhos, para garantir a identificação precoce e tratamento adequado. Também haverá o acompanhamento das condicionalidades do Bolsa Família e a vacinação contra HPV para meninas de 11 a 13 anos. O acompanhamento das condicionalidades do bolsa família consiste na medição e pesagem de crianças menores de 7 anos e a atualização vacinal, afirma a gerente da Estratégia da Saúde da Família, Claudia Costa.

Annalu Silva é jornalista do Teias-Escola Manguinhos

Seções Relacionadas:
Assistência Cooperação SUS

Nenhum comentário para: Clínica Victor Valla e Centro de Saúde realizam ações de saúde