Busca do site
menu

Tuberculose: OMS reforça ações de prevenção e controle

ícone facebook
Publicado em:24/03/2014
Tuberculose: OMS reforça ações de prevenção e controleNo Dia Mundial da Tuberculose (24/3), a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a parceria Stop TB promovem a campanha "Reach the 3 million". O Tema da ação de 2014 visa chegar nas 3 milhões de pessoas que ainda não recebem o tratamento que necessitam e incentivar, por meio de abordagens inovadoras, garantias de acesso ao diagnóstico, tratamento e cura da tuberculose. Durante a semana (24 a 27/3), a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) promoverá ações de conscientização acerca da doença infecciosa, com participação no lançamento da campanha nacional do Ministério da Saúde, divulgação de pesquisas, homenagens e a realização de mais uma edição da Mostra ENSP de Mobilização nacional na luta conta a tuberculose, promovida pelo Centro de Referência Professor Hélio Fraga.

Segundo a OMS, o Dia Mundial da Tuberculose é uma oportunidade de aumentar a conscientização sobre a carga de tuberculose (TB) em todo o mundo, além de reunir esforços para prevenção e controle. O informe da organização alerta à população, cobra das autoridades ações políticas e técnicas mais concretas para o combate à tuberculose e denuncia a negligência dos sistemas de saúde junto às populações mais vulneráveis.
 
“A tuberculose é curável, mas os esforços atuais para diagnosticar, tratar e curar todos os doentes não são suficientes. Das 9 milhões de pessoas por ano que ficam doentes com TB, um terço é "perdido" pelos sistemas de saúde. Muitos desses 3 milhões de pessoas vivem em comunidades mais pobres do mundo, mais vulneráveis ou estão entre as populações marginalizadas como os trabalhadores migrantes, refugiados e pessoas deslocadas internamente, os presos, os povos indígenas, as minorias étnicas e os usuários de drogas”, diz o informe da OMS.
 
Dia da Tuberculose no Brasil
 
Tuberculose: OMS reforça ações de prevenção e controleNo Brasil, o Ministério da Saúde anunciou, na manhã desta segunda-feira (24), a estratégia de implantação do teste rápido para diagnóstico da doença na rede pública, os novos números registrados no país e também apresentou a campanha publicitária de combate e prevenção à tuberculose. O coordenador da área de advocacy, comunicação e mobilização social do Observatório Tuberculose Brasil, Carlos Basilia, esteve no evento. Para ele, a data do Dia Mundial TB é um momento estratégico para chamar a atenção sobre os indicadores epidemiológicos da doença e a necessidade de se combater o estigma e a discriminação aos pacientes. " Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose, não é uma data de comemoração, mas uma oportunidade de mobilização e conscientização da população, gestores e profissionais de saúde sobre os riscos da doença" - disse Basilia.
 
Ainda na segunda-feira, a prefeitura de Itaboraí promoveu o II Seminário de Avaliação e Fórum de Pesquisas Operacionais do Programa de Controle da Tuberculose. Na ocasião, os pesquisadores do Plano de Monitoramento Epidemiológico da Área de Influência do Comperj, da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), apresentaram os dados sobre a tuberculose a partir da atuação da Fiocruz na região.
 
Participaram Alexandre San Pedro Siqueira, doutor em Saúde Pública pela ENSP, que apresentou a palestra Indicadores sociossanitários e a distribuição espacial da tuberculose em Itaboraí; Samanta Quintana Barbosa, que expôs a pesquisa Práticas educativas em saúde relacionada à tuberculose; e as pesquisadoras Laís de Almeida Relvas Brandt e Bianca Borges da Silva Leandro, que falaram sobre Vigilância de Base Territorial Local em Itaboraí: o caso da tuberculose. Na terça-feira (25/3), será realizada uma oficina sobre o território e tuberculose em um CIEP de Itaboraí com os estudantes do 8 e 9 ano.
 
Homenagem
 
Tuberculose: OMS reforça ações de prevenção e controleNa quarta-feira (26/3), a pesquisadora do Centro de Referência Professor Hélio Fraga da Escola Nacional de Saúde Pública, Margareth Dalcolmo, será agraciada com o título de Benemérita do Estado do Rio de Janeiro. A homenagem foi prestada pelo deputado Gilberto Palmares, aprovada em plenário e publicada no Diário Oficial em setembro de 2013. Margareth é pneumologista clínica com experiência em protocolos de pesquisa e tratamento da tuberculose. A ação também marca o Dia Mundial da Tuberculose (24/3).
“Recebo essa honraria como um gesto de generosidade e reconhecimento pelo meu trabalho institucional na Fiocruz, como médica e pesquisadora no campo da tuberculose e a dedico aos pacientes, objeto maior de tudo isso, e aos dedicados colegas, que mesmo na adversidade, vem defendendo e praticando os valores do SUS”, disse a pesquisadora.
 
Mostra de Mobilização na Luta Contra a Tuberculose
 
Na quinta-feira (27/3), às 8h45, o Centro de Referência Professor Hélio Fraga realiza a IV Mostra ENSP de mobilização nacional na luta contra a tuberculose. A mesa de abertura terá participação do diretor da ENSP, Hermano Castro, do diretor do CRPHF/ENSP, Otávio Porto, de Ana Alice Bevilaqua, do Programa Estadual de Controle da Tuberculose (PECT/RJ), e Carolina Cruz, do Programa Municipal de Controle da Tuberculose (PMCT/RJ).
 
As duas primeiras mesas do dia terão apresentações dos pesquisadores Miguel Aiub, que abordará o Projeto FioTB, às 9h30, e do pesquisador Jesus Ramos, que apresentará a Descoberta da Mycobacterium fragae, às 10h. As atividades do Observatório Tuberculose Brasil serão apresentadas pelo coordenador da área de advocacy, comunicação e mobilização social do Observatório, Carlos Basília, às 10h30, e o pesquisador Jorge Rocha fará uma atualização sobre tuberculose e droga resistente, às 11 horas.

Tuberculose: OMS reforça ações de prevenção e controle
 
Veja a agenda de atividades realizadas pela ENSP e pelos Programas Estaduais e Municipais de Controle da TB
 
24/3  –  Cerimônia alusiva ao Dia Mundial de Luta Contra a Tuberculose (lançamento da nova campanha nacional de luta contra a tuberculose) – 10h, Ministério da Saúde (auditório Emílio Ribas/Brasília) 
24/3 - II Seminário de Avaliação e Fórum de Pesquisas Operacionais do Programa de Controle da Tuberculose de Itaboraí, 08/17hs (Avenida 22 de maio 3428)
25/3  –  II Seminário Tuberculose e a rua (Hotel São Francisco – Rio de Janeiro, de 9h às 17h) - Encontro voltado para profissionais dos Consultórios na Rua e de equipes envolvidas com trabalho junto à população em situação de rua.
27/3 – VI Mostra de Mobilização na Luta Contra a Tuberculose – 9h às12, Centro de Referência Professor Hélio Fraga / Fiocruz/ENSP
27/3  –  Evento na Praça Arariboia, em Niterói, de 16h às 20h – Serão distribuídos materiais educativos e haverá tendas de programas de saúde, palco com atrações locais e com o grupo Harmonia Enlouquece, formado por pacientes do Centro Psiquiátrico do Rio de Janeiro, jogo interativo da tuberculose, etc. Haverá presença de ONG´s que realizam trabalhos comunitários de promoção à saúde e à tuberculose e HIV/AIDS, entre outras ações.
28/3  – Evento na Praça do Pacificador em Duque de Caxias, de 9h às 16h - Para fechar as ações, o evento contará com distribuição de materiais educativos, tendas de programas de saúde, palco com atrações locais e presença de ONG´s que atuam nesta área.
 
Saiba mais sobre a tuberculose

Tuberculose - É uma doença infectocontagiosa, causada pelo bacilo de Koch, e que afeta principalmente os pulmões, podendo também ocorrer em outros órgãos como ossos, rins e meninges (membrana que protege o sistema nervoso central). A transmissão é feita por via respiratória e está ligada às baixas condições de vida, particularmente, a moradia em locais sem ventilação adequada e sem exposição ao sol.
 
Os sintomas são tosse por mais de três semanas, febre, suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento e cansaço. Deve-se buscar fazer o diagnóstico o mais rápido possível e iniciar logo o tratamento, pois após 15 dias sendo medicado o paciente para de transmitir a doença, diminuindo o número de pessoas que se infectam, bem como o número de doentes.
Dados alarmantes – O Brasil faz parte do conjunto de 22 países que concentram 80% dos casos da doença no mundo com 70 mil novos casos e 4.600 óbitos ao ano. O estado do Rio de Janeiro possui a maior incidência de casos no país, 72 em cada 100.000 habitantes. No ano de 2012 foram notificados 14.505 casos em todo o estado, sendo 11.614 novos casos. Cerca de 10% destes são coinfectados com o vírus HIV. A taxa de mortalidade no estado é alta; 739 óbitos apenas em 2012.
 
Dia Mundial - O Dia Mundial da Tuberculose foi lançado em 1982 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela União Internacional Contra a Tuberculose e Doenças Pulmonares em homenagem aos 100 anos do descobrimento do bacilo causador da tuberculose (em 24 de março de 1882) pelo Dr. Robert Koch.

Tuberculose: OMS reforça ações de prevenção e controle

Seções Relacionadas:
Assistência Fique por Dentro

Nenhum comentário para: Tuberculose: OMS reforça ações de prevenção e controle