Busca do site
menu

Itaboraí apoia instalação de observatório da ENSP

ícone facebook
Publicado em:11/03/2014
Itaboraí apoia instalação de observatório da ENSPA Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), por meio do Plano de Monitoramento Epidemiológico da Área de Influência do Comperj, e o município de Itaboraí avançaram nas negociações para a viabilizar o termo de cooperação que instalará um Observatório de Situação de Saúde no município. O observatório pretende analisar os impactos decorrentes da implementação do Comperj no município, por meio de um diagnóstico amplo dos aspectos locais relacionados à saúde, meio ambiente e desenvolvimento social, além da realização de seminários e cursos de capacitação para servidores municipais dessas áreas. O Plano de Monitoramento, coordenado pelos pesquisadores Luciano Toledo e Paulo Sabroza, já inaugurou o observatório nos municípios de Cachoeiras de Macacu e Guapimirim.
 
A reunião para traçar os detalhes finais do acordo ocorreu no início de fevereiro, em um produtivo encontro entre o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Social de Itaboraí, Audir Santana, e o coordenador geral do Plano de Monitoramento, Luciano Toledo. Com a instituição do termo de cooperação, Itaboraí contará pela primeira vez com um espaço físico da Fiocruz instalado na cidade. O município cederá o local adequado para o funcionamento do observatório e contribuirá para que os técnicos da Fiocruz tenham fácil acesso às comunidades e outros locais da cidade. 
 
“Para nós, é de grande importância contarmos com essa parceria junto à Fiocruz, uma instituição altamente gabaritada, que nos ajudará a dar ainda mais qualidade às diversas políticas públicas implementadas em Itaboraí”, disse o vice-prefeito Audir Santana.

Conforme definido no acordo, por meio da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, a Fiocruz apoiará o município no planejamento de ações voltadas às áreas de saúde e ambiente, além de dar suporte a oficinas de trabalho, seminários e cursos de capacitação técnica aos servidores públicos. A instituição também vai disponibilizar ao município de Itaboraí todos os dados obtidos ao longo da elaboração do Plano de Monitoramento Epidemiológico.

“Já vínhamos atuando no último ano em Itaboraí, e temos de comemorar a instalação de um espaço físico no qual poderemos trabalhar em melhores condições na cidade”, disse Luciano Toledo. “Além de fazermos o levantamento e o diagnóstico da situação em Itaboraí, vamos capacitar 25 servidores municipais”, completou.

Itaboraí apoia instalação de observatório da ENSP

Parceria prevê desenvolvimento de curso de especialização
 
A atuação da ENSP no Comperj é uma das iniciativas do Laboratório de Monitoramento Epidemiológico de Grandes Empreendimentos da ENSP/Fiocruz (LabMep). As ações são voltadas para o acompanhamento dos agravos entendidos como sensíveis à população, entre os quais as transformações socioambientais, o aumento da violência, os acidentes de transporte, a ocupação dos espaços urbanos, o consumo de drogas e as consequências que um grande projeto de desenvolvimento pode trazer para a região. As ações do plano também incluem análise da transição demográfica e epidemiológica, dos determinantes das condições de vida e saúde presentes nos grupos sociais mais vulneráveis e dos componentes incapacidade para o trabalho e sofrimento.
 
Luciano Toledo destacou a profícua relação entre a ENSP e a Secretaria de Desenvolvimento Social de Itaboraí, que vem apoiando a viabilização das instalações do observatório no município, cedendo o espaço adequado para sua instalação. Outra iniciativa, segundo ele, envolve a elaboração de um curso de especialização com apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Itaboraí. “Estamos em fase avançada de negociação para implantação de um curso de especialização em Gestão Integrada da Atenção Básica e do Desenvolvimento Social. O Apoio do secretário municipal de saúde, Dr. Edilson Santos, tem sido estratégico para a viabilização desse curso”, garantiu.
 
A grande abrangência do Plano de Monitoramento resultou em um Programa de Desenvolvimento Científico da Fundação no entorno do Comperj, com atuação nas áreas de cooperação, ensino, desenvolvimento e inovação tecnológica em saúde. A ação da Fiocruz em Itaboraí conta, ainda, com o apoio do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que cederá estudantes no último período de formação para atuarem no plano.

Foto Audir Santana e Luciano Toledo: Sandro Giron


Nenhum comentário para: Itaboraí apoia instalação de observatório da ENSP