Busca do site
menu

Publicação analisa injustiça ambiental e saúde brasileira

ícone facebook
Publicado em:21/01/2014
Como um dos frutos do Mapa de conflitos e injustiça ambiental em saúde no Brasil - projeto de natureza conceitual e política que não se reduz a listar territórios onde riscos e impactos ambientais afetam diferentes populações, mas a tornar públicas vozes que lutam pela justiça ambiental de populações frequentemente discriminadas e invisibilizadas pelas instituições e pela mídia -, foi lançado o livro Injustiça Ambiental e Saúde no Brasil: o Mapa de Conflitos. A publicação, que tem como um de seus organizadores o pesquisador do Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP) Marcelo Firpo, tem foco nas análises dos conflitos ambientais, movimentos por justiça ambiental e sua relevância para o campo da saúde pública. Ele também contribui de forma diferenciada e engajada para o entendimento dos impactos do modelo de desenvolvimento em curso, e de que tipo de desenvolvimento é esse.

Publicação analisa injustiça ambiental e saúde brasileiraAo mesmo tempo que o livro apresenta um conjunto de análises a partir do Mapa, as reflexões nele apresentadas convidam o leitor que já conhece o projeto a uma nova pesquisa/leitura. A publicação é coerente com o desafio de (re)conhecer as injustiças e ao mesmo tempo contribuir para o processo de organização, mobilização e transformação, tanto por parte daqueles que diretamente são atingidos, quanto pela sociedade em geral.

O Mapa de conflitos é um projeto da Fiocruz e da Federação dos Órgãos para a Assistência Social e Educacional (Fase). Além de Firpo, os pesquisadores Tania Pacheco e Jean Pierre Leroy também são organizadores do livro, que foi publicado em 2013 pela Editora Fiocruz.

Segundo seus organizadores, a insustentabilidade do modelo de desenvolvimento econômico, político e cultural dominante no Brasil e no mundo mostra a gravidade da crise civilizatória que vivemos. Ao identificar, sistematizar e tornar públicos os conflitos ambientais, explicitando os diferentes tipos de impactos envolvidos, o Mapa contribui tirando da invisibilidade os grupos cujas vidas são ameaçadas nos territórios. Em outras palavras, se combate a política de ocultamento dos impactos do modelo de desenvolvimento. E isso é estratégico para reduzir a vulnerabilidade das populações atingidas e fortalecer os processos de resistência e luta por justiça ambiental. 

Por outro lado, o modo de construção dessas sistematizações e alimentação do Mapa enfrenta o desafio da construção de uma ciência comprometida com os interesses das populações mais vulneráveis, uma ciência cidadã, engajada, militante. A resistência também se constitui na construção de relações sociais solidárias, que passam por outros valores filosóficos, éticos e epistemológicos. É nesse contexto que o Mapa se insere enquanto ferramenta que apoia as ações dos movimentos que fazem parte da Rede Brasileira de Justiça Ambiental (RBJA).

O Mapa de conflitos envolvendo injustiça ambiental e saúde no Brasil, sua metodologia e resultados estão disponíveis na página eletrônica www.conflitoambiental.icict.fiocruz.br.

* Com informações do professor-pesquisador da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), André Burigo.

Seções Relacionadas:
Divulgação Científica Pesquisa

Nenhum comentário para: Publicação analisa injustiça ambiental e saúde brasileira