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Pós-graduação da ENSP é bem avaliada pela Capes

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Publicado em:12/12/2013
Pós-graduação da ENSP é bem avaliada pela CapesA Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) recebeu excelentes resultados na Avaliação Trienal da Capes (2010-2012), divulgados na terça-feira (10/12). Os Programas de Saúde Pública, Saúde Pública e Meio Ambiente, Epidemiologia em Saúde Pública foram conceituados com a nota 6. Já a modalidade mestrado profissional em Saúde Pública e Epidemiologia em Saúde Pública recebeu a nota máxima 5. O mais novo Programa de Pós-Graduação da Escola, o de Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS) obteve nota 4. O resultado repercutiu positivamente em toda a unidade, de acordo com os depoimentos colhidos pelo Informe ENSP.
 
Segundo o diretor da ENSP, Hermano Castro, que assumiu a Direção da ENSP em maio deste ano, as notas dos programas demonstram o alto nível de excelência dos cursos de pós-graduação da Escola. "Todo corpo docente está de parabéns; em especial, os professores e os coordenadores dos programas. Este é um momento importante para o ensino da ENSP, que premia o esforço de cada trabalhador desta instituição - envolvido direta ou indiretamente - para a formação de profissionais do campo da saúde pública", enalteceu. Ele considera que o resultado divulgado pela Capes aumenta ainda mais a nossa responsabilidade para os próximos anos. No entanto, acrescentou o diretor, "o que nos encoraja é o excelente quadro de professores da nossa instituição que, com garra, nos ajuda a enfrentar o dia-a-dia e, com competência, nos fortalece para enfrentar velhos e novos desafios do Sistema Único de Saúde (SUS)".
 
Para a coordenadora da pós-graduação da ENSP, Tatiana Wargas, é muito importante para a instituição ter uma avaliação positiva da Capes, pois demonstra um reconhecimento do trabalho dos coordenadores, docentes e discentes nos últimos anos, além de ser um estímulo para continuar investindo em estratégias para a qualidade do ensino da Escola. “Nesse momento, nossa responsabilidade também aumenta muito para os próximos anos, pois nos coloca o desafio de manter o que foi conquistado, ao mesmo tempo continuar trabalhando na discussão sobre o que queremos produzir e formar em saúde, estabelecendo um diálogo com a Capes que reconheça os múltiplos esforços que realizamos no diálogo interdisciplinar”, ressaltou Tatiana.
 
Na opinião do ex-diretor da ENSP, Antônio Ivo de Carvalho, as notas atribuídas à Escola são merecidas e exemplares. "Estão de parabéns os nossos doutores e coordenadores de programas que participaram ativamente do esforço, nos últimos anos, de ampliação e qualificação da produção científica da Escola, assim como das reflexões e debates visando equilibrar o constante apoio ao SUS, através da Escola de Governo, com um desempenho acadêmico de excelência. A ENSP faz jus ao apelido de Escola das Escolas", elogiou.
 
O Programa Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS), recém criado em março de 2010, em associação com a Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Oswaldo Cruz, Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Universidade Federal Fluminense, que recebeu nota 4, conseguiu uma avaliação muito positiva, de acordo com o coordenador do Programa, Sérgio Rego. “Ficamos muito felizes”, comemorou.
 
O coordenador do Programa de Saúde Pública (PSP), Nilson do Rosário Costa disse que a nota 6 alcançada por esse Programa revela a alta qualidade e a intensidade da atividade acadêmica da ENSP. "Ainda que tenhamos que melhorar em vários aspectos, o PSP é uma construção institucional invejável e extremamente viva. Aos professores deve ser dedicada a nota 6", completou. 
 
De acordo com a Capes, 406 programas de pós-graduação (mestrado e doutorado) no país, ou 12,2% dos 3.337 programas avaliados nos últimos três anos, receberam conceitos máximos 6 e 7, que equivalem a um padrão de qualidade internacional.
 
Na comparação com o triênio anterior (2007 a 2009), houve um acréscimo do percentual de cursos com notas 6 e 7, passando de 11,8% para 12,2%. Quanto aos cursos reprovados, com notas 1 e 2 na mesma avaliação, houve queda de 2,2% para 1,8%.

Pós-graduação da ENSP é bem avaliada pela Capes
 
Conforme divulgado pela Capes, o número de mestres e doutores formados nos últimos anos vem crescendo. Em 2010, foram formados 35.965 mestres, contingente que passou para 42.780 em 2012. A quantidade de doutores titulados subiu de 11.210 para 13.879 no mesmo período, enquanto os mestres profissionais (formação voltada para especificamente para o mercado de trabalho) foram de 3.236 para 4.251 em 2012. A produção de artigos em periódicos, livros e a produção técnica, o que inclui patentes e softwares, aumentou de 442.476 unidades para 560.314, entre 2010 e 2012.
 
Como é processo de avaliação da Capes
 
Implantado pela CAPES em 1976, esse sistema de avaliação é importante para o desenvolvimento 
da pós-graduação e da pesquisa científica e tecnológica no Brasil. Visa estabelecer o padrão de qualidade exigido dos cursos de mestrado e de doutorado e identificar os cursos que atendem a tal padrão; contribuir para o aprimoramento de cada programa de pós-graduação, assegurando-lhe o parecer criterioso de uma comissão de consultores sobre os pontos fracos e fortes de seu projeto e de seu desempenho e uma referência sobre o estágio de desenvolvimento em que se encontra; oferecer subsídios para a definição da política de desenvolvimento da pós-graduação e para a fundamentação de decisões sobre as ações de fomento dos órgãos governamentais na pesquisa e pós-graduação, entre outros benefícios.
 
A Avaliação dos Programas de Pós-graduação compreende a realização do acompanhamento anual e da avaliação trienal do desempenho de todos os programas e cursos que integram o Sistema Nacional de Pós-graduação, SNPG. Os resultados desse processo, expressos pela atribuição de uma nota na escala de "1" a "7" fundamentam a deliberação CNE/MEC sobre quais cursos obterão a renovação de "reconhecimento", a vigorar no triênio subseqüente. A nota máxima da modalidade mestrado profissionalizante é de 5 pontos.
 
Entre os inúmeros quesitos avaliados estão: a proposta do programa, a qualidade e a produção intelectual do corpo docente, o tempo médio de formação de mestres e doutores, a inserção social, o impacto regional e nacional do programa, a visibilidade ou transparência dada pelo programa à sua atuação. Os conceitos 7 e 6 são dados para programas de excelência. O conceito 5 é dado para os programas com alto nível de desempenho. O conceito 4 é dado para cursos com bom desempenho, e o 3 revela um padrão mínimo de qualidade. Cursos com conceitos 1 e 2 são descredenciados pela Capes. 
 
Acesse a planilha de notas da Capes.

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