Busca do site
menu

Centro de Saúde realiza atividade em prol do combate à dengue

ícone facebook
Publicado em:27/11/2013

Centro de Saúde realiza atividade em prol do combate à dengueAo longo do ano, o Grupo de Educação e Promoção da Saúde do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF) vem realizando atividades comemorativas as datas da área da saúde, humanas e sociais. A próxima atividade será em prol do combate à dengue. Com o apoio da Equipe do Núcleo de Apoio às Pesquisas em Vetores do Instituto Oswaldo Cruz  (NAPVE/IOC), na quinta-feira (28/11), das 9 às 12 horas, na Sala de Espera do Centro de Saúde, haverá palestra, vídeos e maquetes sobre ações de prevenção e controle dos vetores da dengue frente aos riscos que se apresentam, no contexto atual, em relação a doença. A atividade é aberta a todos os interessados e não necessita de inscrição prévia.

Dados sobre dengue segundo o Levantamento do Índice Rápido para o Aedes aegypti:

No combate à dengue a informação é fundamental. Uma importante fonte de informação é o Levantamento do Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa). Realizado periodicamente pelos municípios do Estado do Rio de Janeiro, o LIRAa, ao fornecer os Índices de Infestação Predial (IIP) do Aedes aegypti, é instrumento de orientação. O levantamento indica quais são as áreas prioritárias para implementação de medidas e ações estratégicas de controle e combate à dengue, visando à redução dos índices por parte dos municípios.

Sabendo disso, em outubro – semana 42º (13/10 a 19/10/2013) – 80 dos 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro realizaram e enviaram à Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) os resultados do LIRAa. Em cada município, agentes de saúde visitaram residências e outros imóveis para a realização da inspeção e identificação dos criadouros e coleta de larvas ou pupas para identificação em laboratório. Isto permite a verificação de indicadores como o IIP, o número de municípios e o percentual de estratos em situação de alerta ou alto risco.

De acordo com as Diretrizes Nacionais para Prevenção e Controle de Epidemias de Dengue (2009), os parâmetros para classificação dos estratos e dos municípios, quanto à infestação pelo Aedes aegypti, são: menor que 1%, satisfatório; entre 1 e 3,9%, alerta; e acima de 3,9%, alto risco. Desta forma, o IIP do Estado do Rio de Janeiro dos 80 municípios que informaram sua realização está distribuído em 858 estratos amostrados, dos quais 511 compõem áreas de baixo risco (59,6%), 332 estratos estão classificados como alerta (38,7%) e 15 em áreas de alto risco (1,7%).

Em comparação com o LIRAa realizado em agosto, os índices em relação aos estratos – satisfatório, alerta e alto risco – tiveram um aumento, principalmente nos estratos de alerta e alto risco. Um dos motivos é o fato de estarmos na primavera, marcado por um período de estiagem e temperaturas mais baixas no Estado do Rio de Janeiro nesse período.

Estes resultados correspondem aos índices médios dos municípios, cabendo um alerta, pois dentro dos municípios podem ser encontrados estratos com bairros em situação de alerta e alto risco. Segundo o LIRAa de outubro, os municípios que o com estratos em alto risco são: Japeri, Duque de Caxias, São João de Meriti, Itaguaí, Rio de Janeiro, na Região Metropolitana I; Itaboraí, São Gonçalo e Niterói, na Metropolitana II; Angra dos Reis, no Litoral Sul Fluminense; e Macaé e São João da Barra, no Norte Fluminense.

O IIP nos mostra a presença do vetor em nosso ambiente, fato que pode, de acordo com a literatura, indicar uma previsão da velocidade no crescimento da epidemia. Cabe, portanto, às Secretarias Municipais de Saúde, uma análise mais detalhada de seu resultado por estrato/bairro. Considerando também as informações epidemiológicas disponíveis e as informações dos tipos de vírus circulante, além dos resultados do LIRAa, reforçamos a necessidade de manter ou intensificar as ações de controle do vetor o ano inteiro."

O Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LirAa)


Seções Relacionadas:
Assistência

Nenhum comentário para: Centro de Saúde realiza atividade em prol do combate à dengue