Busca do site
menu

Saúde Pública perde Elsa Ramos Pain

ícone facebook
Publicado em:04/11/2013

Faleceu, na madrugada de sexta-feira (1º/11), a pesquisadora aposentada do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde da ENSP Elsa Ramos Pain. O enterro ocorreu no dia 2 de novembro, no Cemitério São Francisco Xavier, no Caju (RJ).

Elsa Ramos Pain nasceu em 20 de junho de 1919, na cidade de Belém do Pará. Fez prova para a Escola Normal e, em 1939, formou-se como professora. Concorreu e foi aprovada para o curso de visitadora sanitária do Departamento Nacional de Saúde, coordenado pela enfermeira Leontina Gomes, em 1940, com quem tomou gosto pela Saúde Pública. Após concluir o curso, em 1941, foi lotada no Posto de Saúde Pedreira, situado em área pobre de Belém. Durante sua vida, foi enfermeira do Serviço Especial de Saúde Pública (Sesp). Na Fiocruz, chefiou o Daps/ENSP e atuou no Núcleo de Recursos Humanos em Saúde deste departamento.

Confira, no arquivo em anexo, um resumo completo da trajetória pessoal e profissional de Elsa Ramos Pain, redigida pelo pesquisador da ENSP/Fiocruz Eduardo Maranhão para o livro Gestão, Trabalho e Educação na Saúde, organizado pelos pesquisadores da Escola Antenor Amâncio e Sérgio Pacheco de Oliveira.


Seções Relacionadas:
Aviso

Saúde Pública perde Elsa Ramos Pain

1 comentários
EDUARDO S. PONCE MARANHÃO
04/11/2013 17:21
É perdemos a nossa querida Elsa ! É muito triste ! Aquela que amou, construiu e fez de fato junto com muitos outros, a nossa Escola Nacional de Saúde Pública ! E quem teve a honra e o prazer de conviver com ela sabe o muito que ela nos ajudou a todos ! Sempre positiva nos empurrava para cima, com liberdade e amor ! Elsa VIVE ! Em nossos corações e na nossa emoção !