Busca do site
menu

Mudanças climáticas no Brasil devem trazer prejuízo e pobreza

ícone facebook
Publicado em:30/10/2013

Secas mais intensas, prejuízo na agricultura, diminuição do pescado, reformulação da matriz energética – esses são alguns dos impactos que as mudanças climáticas devem gerar no Brasil. E os mais afetados serão os brasileiros de classes econômicas menos favorecidas. Esse é o cenário descrito no sumário executivo do Grupo de Trabalho 2 (GT2) do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC), divulgado pela Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS), no Rio de Janeiro. O documento aborda os impactos das mudanças climáticas nos sistemas naturais e socioeconômicos, suas consequências, além de opções de adaptação ao novo cenário.

“Esse relatório mostra que os impactos já estão ocorrendo, e é preciso tomar decisões quanto a isso de imediato. Quanto mais se espera, maior e mais caro fica o problema”, afirmou Suzana Kahn, pesquisadora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e presidente do Comitê Científico do PBMC.

Para ela, o relatório também fornece elementos para que os governantes brasileiros planejem suas respostas de maneira a diminuir os impactos e os custos, bem como para melhorar a inclusão social. “Quem sempre sofre mais e tem menos chance de se adaptar é a população pobre”, declarou Kahn.

O primeiro sumário executivo do Relatório de Avaliação Nacional (RAN1) do PBMC foi divulgado no dia 6 de agosto durante a 1ª Conferência Nacional de Mudanças Climáticas Globais (Conclima), organizada pela Fapesp, em São Paulo.

Confira, aqui, a reportagem na íntegra.

Mais informações também podem ser acessadas aqui


Fonte: Agência Fapesp
Seções Relacionadas:
Divulgação Científica

Nenhum comentário para: Mudanças climáticas no Brasil devem trazer prejuízo e pobreza