Busca do site
menu

Porto Alegre debate vigilância sanitária em simpósio

ícone facebook
Publicado em:25/10/2013

De 27 a 30/10, Porto Alegre sediará o VI Simbravisa/II Simpósio Pan-Americano de Vigilância Sanitária, em torno do tema Vigilância sanitária, desenvolvimento e inclusão: dilemas para a regulação e proteção da saúde. Quais são os impactos dos diferentes modelos de desenvolvimento sobre a saúde da população? Qual seria o papel da vigilância sanitária em face de modelos que reforçam a desigualdade? Como dimensionar a ação de vigilância sanitária fundamentada na avaliação de risco que inclua o risco social e responda eficientemente às incertezas das incessantes inovações tecnológicas? Essas são algumas das questões a serem exploradas pelos participantes. A cobertura jornalística do evento poderá ser acompanhada no Informe ENSP.

 

 

Porto Alegre debate vigilância sanitária em simpósio

 

 

O VI Simbravisa/II Pan-americano de Vigilância Sanitária, preservando sua tradição, será dedicado a promover diálogos entre os serviços de saúde e a academia e entre os países da região com a sociedade civil organizada. Será também espaço para integração de diferentes culturas e tradições e de exploração da diversidade como fonte de riqueza para o enfrentamento dos desafios postos para a vigilância sanitária e a saúde coletiva.

 

O simpósio contará com três conferências, além da conferência de abertura Saúde e VISA na Agenda do Desenvolvimento que será proferida por Paulo Marchiori Buss (Fiocruz). Ainda trará nove mesas redondas, três grandes encontros, quatro rodas-visas, 34 painéis, nove comunicações coordenadas e as discussões temáticas. Essas duas últimas atividades são organizadas para discutir os trabalhos inscritos e aprovados, cerca de 900 nessa edição. Os trabalhos serão organizados em duas categorias: trabalhos científicos e relatos de experiências. Poderão ser apresentados em formato de pôsteres e serão debatidos nas Discussões Temáticas ou Comunicações Coordenadas.

 

O evento espera reunir cerca de dois mil participantes. Além da participação nacional, busca-se propiciar a troca de experiência e a consolidação de redes de cooperação com outros países e tornar esse espaço de reflexão em uma excelente oportunidade de pensar as questões relativas à vigilância sanitária em múltiplas escalas. A heterogeneidade e diversidade entre os países das Américas devem ser vistas como aspectos positivos e desvendar as muitas potencialidades de convergência.



Mais informações no site do evento.


Seções Relacionadas:
Divulgação Científica Simbravisa 2013

Nenhum comentário para: Porto Alegre debate vigilância sanitária em simpósio