Busca do site
menu

Pesquisador apresenta nova micobactéria na sexta (25/10)

ícone facebook
Publicado em:22/10/2013
Pesquisador apresenta nova micobactéria na sexta (25/10)O Laboratório de Referência Nacional em Tuberculose e outras Micobacterioses, do Centro de Referência Professor Hélio Fraga (ENSP/Fiocruz), descobriu nova espécie de micobactéria não causadora de tuberculose. O pesquisador Jesus Ramos apresentará seu achado nesta sexta-feira (25/10), às 9h30, em sessão científica aberta ao público, no auditório de Jacarepaguá. Segundo ele, três cepas de micobactérias de crescimento lento, não cromogênicas, ou seja, que não produzem pigmentos ou matéria corante, foram cultivadas a partir de amostras de escarro provenientes de um paciente do Ceará. A nova espécie isolada no Brasil receberá o nome Mycobacterium fragae
 
A sessão acontecerá durante o curso Bacteriologia da tuberculose e outras micobactérias. As amostras cultivadas pelo laboratório do Centro de Referência foram enviadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen-CE). De acordo com Jesus Ramos, a identificação no nível de espécie não pode ser obtida com a análise de restrição do gene, que é realizado rotineiramente pelo Laboratório do Hélio Fraga. Porém, a fim de caracterizar essas cepas, foram realizados testes fenotípicos, que diz respeito às características individuais da cepa, e genotípicos, que abordam o conjunto dos fatores hereditários que constituem a cepa. “Foram sequenciados o gene 16S rDNA 16S, hsp65 e rpoB. Também foram construídas arvores filogénicas para verificar o status taxonômico das amostras”, explicou ele. 
 
Jesus Ramos descreveu que as três cepas revelaram-se idênticas e mais intimamente relacionada com a espécie de Mycobacterium celatum e Mycobacterium kyorinense. “Os resultados, no entanto, mostraram diferenças significativas entre as espécies e os isolados estudados. Isso nos levou a considerá-los membros de uma nova espécie para o qual propomos o nome Mycobacterium fragae.

Seções Relacionadas:
Pesquisa

Pesquisador apresenta nova micobactéria na sexta (25/10)

1 comentários
SÉRGIO JORGE PEREIRA CAVALCANTE
22/10/2013 22:08
Dr. Jesus, parabéns pela grande descoberta, pois trata-se de um grande feito e de grande valia para Saúde Pública, principalmente para os profissionais que estão voltados para Bacteriologia da Tuberculose e outra Micobactérias.