Busca do site
menu

Direito e saúde: curso abordará perspectiva internacional

ícone facebook
Publicado em:15/10/2013
A partir das experiências de Portugal, Moçambique e do Brasil, o Grupo de Direitos Humanos e Saúde Helena Besserman (Dihs/ENSP) criou o Curso Internacional Direito e Saúde. A nova edição, prevista para ocorrer entre os dias 18 e 29/11, abordará a relação desses países na perspectiva internacional do direito e da saúde. O curso pretende aprofundar as análises da concepção de algumas questões levantadas pela área de direitos humanos  debruçando-se, de forma particular, sobre questões como ética, que envolve a pesquisa com seres humanos e as respectivas implicações jurídicas – e refletir sobre aspectos da temática gênero e sexualidade. Professores convidados do Brasil e do exterior integram o corpo docente. As inscrições são limitadas e poderão ser feitas até o dia 25/10. 
 
Direito e saúde: curso abordará perspectiva internacional

 

O curso pretende discutir a produção do conhecimento como um espaço emancipatório, onde o encontro entre Direito e Saúde possa possibilitar a construção de uma cidadania sanitária. Sua ementa privilegia a discussão das possibilidades de inserção e participação dos indivíduos no mundo através de suas individualidades ou de estratégias organizativas a partir de movimentos sociais. 

 
Com isso, o que se busca é apresentar aos alunos perspectivas colocadas às sociedades contemporâneas, cada vez mais heterogêneas. E, nesse contexto, entender o campo da saúde a partir dos direitos fundamentais da pessoa humana.
 
Para se inscrever, os interessados devem enviar um e-mail para dihs@ensp.fiocruz.br. O pré-requisito para participação é o vínculo em um dos cursos de mestrado ou doutorado dos Programas de Pós-Graduação da Fiocruz. Alunos em condição especial, devem consultar a coordenação do curso. Esta formação está sobre a responsabilidade da pesquisadora e coordenadora do Dihs/ENSP, Maria Helena Barros de Oliveira. 
 
Entre os professores convidados estão José Manuel Pureza e Ana Cristina Santos, do Centro de Estudos Sociais (CES), da Universidade de Coimbra, Portugal; Orquídea Massarongo Jona, da Universidade Eduardo Mondlane, de Moçambique, África; e Nair Teles, do Dihs/ENSP. 
 
A formação tem carga horária de 120 horas e oferece 4 créditos aos participantes. 
 
Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone: 3882-9222 ou 3882-9223, com Silvia Teodoro. A divulgação do resultado será feita em 4 de novembro.

Seções Relacionadas:
Ensino ENSP Internacional

Nenhum comentário para: Direito e saúde: curso abordará perspectiva internacional