Busca do site
menu

Recursos Educacionais Abertos: política está em consulta pública

ícone facebook
Publicado em:15/10/2013
A Política Geral da Red de Recursos Educacionales Abiertos/Open Educational Resources (REA/OER), do Campus Virtual em Saúde Pública (CVSP) e da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) é o resultado do esforço do grupo de trabalho que envolveu vários países. A equipe do nodo Brasil do CVSP, coordenou um dos grupos de trabalho (GT2), cuja responsabilidade foram os capítulos Conceptualización de Recursos Educacionales Abiertos; Criterios de pertenencia de los REA en el CVSP/BVS; e Público objetivo y Derechos de autor.
 
O nodo Brasil é coordenadora por Ana Furniel, da Vice-Presidência de Ensino, Informação e Comunicação (VPEIC/Fiocruz) e integrado pelas analistas de sistema da Coordenação de Comunicação Institucional da ENSP, Ana Paula Mendonça e Rosane Mendes (ENSP/Fiocruz). 
 
Com a publicação desta política se estabelece o marco do trabalho comum dos nodos países e a  interoperabilidade de seus repositórios, fundamentais para promover o acesso e a utilização dos REA. Esta política também servirá de base para o desenvolvimento de políticas locais dos nodos países na rede.
 
Segundo Ana Furniel, foi muito oportuno finalizar a primeira proposta da Política neste momento. Pois, de acordo com ela, esta proposta será fundamental para a discussão do Campus Virtual Fiocruz. “Este é um novo projeto que está sendo desenhado pra agregar ao CVSP na ampliação do acesso aberto aos recursos educacionais por meio de uma rede. Teremos um modelo pronto para discutir e implementar”, disse Ana. 
 
O documento está em consulta pública para os membros das duas redes: BVS e CVSP e pode ser acessado nos seguintes links:
 
Documento da Política Geral:
 
Link para comentários da Política:


Nenhum comentário para: Recursos Educacionais Abertos: política está em consulta pública