Busca do site
menu

Secretário de C&T do Ministério da Saúde realiza conferência no Isags

ícone facebook
Publicado em:16/10/2013

O Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde recebe o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos para a Saúde, do Ministério da Saúde do Brasil, e pesquisador da ENSP/Fiocruz, Carlos Augusto Grabois Gadelha, para a conferência Inovação, acesso e desenvolvimento: perspectiva teórica e política do complexo econômico-industrial da saúde, que será realizada no dia 17/10, às 10 horas. O evento terá transmissão on-line em português, inglês e espanhol no endereço aovivonaweb.tv/isags.

Carlos Gadelha foi um dos responsáveis pelo processo de idealização e implementação do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (Ceis) no Brasil, ao lado do diretor executivo do Isags, José Gomes Temporão. O conceito propõe a articulação do conjunto de atividades de produção e de serviços relacionadas à saúde com as dimensões da economia, indústria farmacêutica, indústria de equipamentos e materiais de saúde, sistema produtivo da saúde e serviços em saúde.

Durante a conferência, os internautas poderão enviar perguntas para comunicacao@isags-unasur.org ou pelo Twitter (@isagsunasur) e Facebook (facebook.com/isags.unasursalud). Após a conferência inaugural, segue a oficina Acesso, Desenvolvimento Industrial e Inovação em Saúde, destinada a representantes dos Ministérios da Saúde e de Ciência e Tecnologia dos 12 países-membros da Unasul, bem como a convidados de outros organismos internacionais.

Economista e doutor em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Carlos Gadelha coordenou o estudo sobre o Complexo Econômico Industrial da Saúde para o projeto Perspectiva de Investimento no Brasil (IE/UFRJ, IE/Unicamp e BNDES) e o projeto Desenvolvimento e Saúde (Opas/OMS-MS). É coordenador-geral do mestrado profissional em Política e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) e exerceu o cargo de vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz de 2007 a 2010.

Oficina Acesso, Desenvolvimento Industrial e Inovação em Saúde

Após a conferência inaugural de Carlos Gadelha, serão realizados cinco painéis temáticos de discussões na oficina Acesso, Desenvolvimento Industrial e Inovação em Saúde. No dia 17/10, ocorrerá o painel Proposição de Políticas de Saúde: Integração do Desenvolvimento Econômico e Social, com coordenação do vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz, Jorge Bermudez, e palestras de Reinaldo Guimarães, médico e diretor da Associação Brasileira das Indústrias de Química Fina, Juan Pablo Jiménez, da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), e Oscar Cetrángolo, diretor do mestrado em Economia da Universidade de Buenos Aires.

No dia seguinte, serão realizados os painéis Adequação da Regulação Sanitária: Perspectivas e Tendências; Dinâmica de Financiamento e Investimento do Complexo da Saúde; Estrutura de Produção: Desenvolvimento Industrial Articulado com o Interesse Público; e Serviços em Saúde: Dimensões de Proteção Social frente à Dinâmica de Inovação, Dinâmica Demográfica e Políticas Públicas de Saúde. Entre debatedores e participantes, estarão presentes representantes do Instituto Nacional de Vigilância de Medicamentos e Alimentos da Colômbia (Invima), da Agência de Vigilância Sanitária do Brasil (Anvisa), da Administração Nacional de Medicamentos da Argentina (Anmat), da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), entre outros.
 

Secretário de C&T do Ministério da Saúde realiza conferência no Isags


Fonte: Isags
Seções Relacionadas:
Isags

Nenhum comentário para: Secretário de C&T do Ministério da Saúde realiza conferência no Isags