Busca do site
menu

EAD/ENSP recebe prêmio de excelência

ícone facebook
Publicado em:09/10/2013
EAD/ENSP recebe prêmio de excelênciaA Coordenação de Educação a Distância da ENSP, que, em 2013, completa 15 anos de atuação, foi homenageada no XIX Congresso Internacional de Educação a Distância promovido pela Associação Brasileira de EAD (Abed). A Educação a Distância da Escola recebeu um troféu de excelência pela sua colaboração na implementação de políticas públicas de saúde para o país e pela formação de grandes contingentes de profissionais ligados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Durante o encontro, Elomar Barilli, da equipe EAD/ENSP, fez uma apresentação especial, cujo tema foi a leitura sobre a formação profissional reflexiva e permanente e seus aspectos teóricos, políticos e práticos. A coordenadora da EAD/ENSP, Lucia Dupret, esteve no encontro e recebeu o troféu.

Durante a entrega, Lucia Dupret, que substituiu o diretor da ENSP, Hermano Castro, no momento da premiação, comentou que a EAD/ENSP é uma iniciativa estratégica de formação e qualificação em saúde e oferece oportunidades de alto nível aos profissionais de forma integrada ao seu processo de trabalho, visando colaborar para a construção e consolidação do Sistema Único de Saúde com mais eficácia, eficiência e equidade. “Ao longo de mais de uma década, colaboramos com o SUS por meio da formação de trabalhadores do setor em seus diversos níveis, colocando a modalidade a distância como uma estratégica para a implementação das políticas públicas de saúde”, disse ela.

A principal linha pedagógica da EAD/ENSP favorece uma postura crítica, descentralizadora e participativa, no sentido de aproximação à realidade local, vivenciada pelos seus alunos/profissionais com competências técnico-gerenciais. “Desse modoj”, disse Lúcia, “buscamos estabelecer uma relação mais informal, voltada para a participação ativa do aluno. Para tanto, buscamos personalizar os estudos com casos, relatos de experiências, exemplos contextualizados em termos geográficos (urbano-regional) e conceituais para embasá-los cientificamente”.

A EAD/ENSP

Seus números perfazem um total de 80 mil alunos matriculados, 40 mil alunos já formados e 2.500 mil professores que desenvolveram ou desenvolvem docência em todos os estados brasileiros e em mais de 4 mil municípios.

Lucia ressaltou que, hoje, a EAD/ENSP também participa de parcerias internacionais para além da oferta de cursos, compartilhando suas metodologias de construção, aplicação e gestão de ensino e tecnologias educacionais para a educação em saúde com países como a África, Portugal e outros ligados ao Mercosul, constituindo-se como centro de inovação pedagógica e de tecnologias educacionais em saúde pública do Brasil.

Seções Relacionadas:
Educação a Distância Prêmios

EAD/ENSP recebe prêmio de excelência

3 comentários
EDUARDO S. PONCE MARANHÃO
10/10/2013 16:03
Parabéns ! A todos da equipe ! Mas é necessário se modernizar para poder acompanhar de fato, a velocidade das inovações internacionais na área do ensino a distância. Deviam ver as novas e melhores contribuições a essa modalidade de ensino. Podem ver na internet a metodologia MOOC por exemplo do COURSERA (Muito bom ! ). Se o EAD da Ensp chegar até lá, já é um grande ganho ! Poderiam também se vincular ao COURSERA e se colocar na relação das melhores universidades, faculdades e instituições globais que oferecem cursos ! ( ou fazer coisa parecida com o telessaúde UERJ até agora, a melhor experiência do tipo no Brasil ) Eduardo Severiano Ponce Maranhão-médico, clínica médica/medicina interna[MSF],epidemiologistas, vacinologista, sanitarista, planejamento em saúde, desastres naturais, calamidades, risco ambiental -Depto de epidemiologia e métodos quantitativos em saúde -Ensp-Fiocruz.
KARLA TRAVAGLIA
10/10/2013 09:28
Parabéns Lucia e a toda EAD. Sinto-me honrada de fazer parte desta equipe. Vamos caminhando!
DENISE CAVALCANTE DE BARROS
09/10/2013 22:14
Parabéns a Lucia Dupret pela persistência, perseverança e acima de tudo competência pela coordenação (há anos) desse programa de formação profissional na ENSP. Parabéns pela sua equipe que desenvolve esse trabalho de excelência e competência politico pedagógica ùnica no Brasil e de primeira qualidade. O prêmio retrata o merecimento por um trabalho que resulta de muita dedicação e, principalmente, ao crédito de que a opção dessa modalidade, apesar de ser ainda um processo de trabalho que precisa ser mais valorizado e implementado internamente na Fiocruz, é uma das opções para atender a demanda cada vez maior de formação profissional para o fortalecimento do SUS. No mais, fã de carteirinha, só posso registrar o meu orgulho de estar presente e ser uma parceira fiel ao uso da EAD na formação profissional, junto aos profissionais da área de alimentação e nutrição no país. Parabéns a toda equipe da EAD!