Busca do site
menu

Bioética: alunos são premiados em congresso

ícone facebook
Publicado em:08/10/2013

Isabela Schincariol

 

Alunos do Programa de Pós-Graduação de Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS) foram premiados no X Congresso Brasileiro de Bioética e no II Congresso Brasileiro de Bioética Clínica, realizados em Florianópolis. Ao todo, cinco trabalhos receberam prêmios: três na categoria Comunicação Oral e dois na categoria Vídeo. Durante o encontro, o pesquisador do Departamento de Ciências Sociais da ENSP Fermin Roland Schramm foi nomeado vice-presidente da Sociedade Brasileira de Bioética. O PPGBIOS é desenvolvido em associação ampla pela ENSP, em parceria com a UFRJ, UFF e Uerj, e sua coordenação-geral está a cargo do pesquisador Sergio Rego, do Departamento de Ciências Sociais da Escola.

 

Bioética: alunos são premiados em congresso
 
O congresso discutiu as diferentes perspectivas bioéticas dirigidas, em especial, à saúde, pesquisa e educação. No total, 30 alunos do programa estiveram presentes ao encontro, realizado no fim de setembro, e apresentaram trabalhos. Sergio Rego e Fermin Roland Schramm participaram ativamente em diferentes mesas, apresentações e debates e integraram as comissões científicas nacional e internacional do evento.
 
Em uma das mesas-redondas, apresentaram-se os quatro programas de bioética existentes no Brasil, entre eles o PPGBIOS. Para Sergio Rego, foi uma grande oportunidade para refletir o que vem sendo feito, partilhar experiências e dificuldades e, além disso, verificar que nenhum dos programas tem as mesmas particularidades que o PPGBIOS, desenvolvido conjuntamente por quatro instituições.
 
As premiações do PPGBIOS
 
O geógrafo Pablo Campos Leal conquistou o primeiro lugar na categoria Comunicação Oral, com o trabalho Falências da antrópole: elemento para um planejamento territorial trans-espécie. O segundo lugar foi concedido ao advogado Thiago Amorim Lins pelo trabalho intitulado O mundo do trabalho visto através das lentes da bioética. O terceiro lugar dessa categoria também foi para a aluna Maria da Penha Pereira Melo que apresentou o trabalho Análise bioética da interface médico-paciente na perícia médica da Previdência Social.
 
Na categoria Sessão de vídeos sobre temas bioéticos, duas alunas do PPGBIOS foram premiadas e exibiram seus filmes durante o encontro. O primeiro lugar foi de Luciana Narciso da Silva, com o vídeo Elas por elas (pegar na página do programa). O segundo ficou com Ana Paula Vieira dos Santos Esteves, com a produção As vozes da eleutéria. Michelle Cecille Bandeira Teixeira também teve seu vídeo A (des)universalidade selecionado para exibição no evento.
 

Bioética: alunos são premiados em congresso

 

Segundo o coordenador-geral do PPGBIOS, Sergio Rego, a intensa participação e o ótimo desempenho dos alunos no encontro, e, em especial, tantos premiados, foram responsáveis pela grande satisfação e muito orgulho por parte dos responsáveis pelo programa. Outra questão relevante para Sergio é a diversidade da formação dos alunos e a riqueza dos trabalhos apresentados. Entre os alunos, há advogados, médicos, dentistas, geólogos e muitos outros. Porém, ressaltou ele, “a maior satisfação é saber como eles se percebem preparados para o debate moderno da bioética. Todos comentaram a questão da formação que estão tendo no mestrado ou no doutorado do PPGBIOS.”


* Fotos: arquivo pessoal de Sergio Rego

 


Seções Relacionadas:
Prêmios

Nenhum comentário para: Bioética: alunos são premiados em congresso