Busca do site
menu

Revista 'Radis' de setembro já está disponível on-line

ícone facebook
Publicado em:11/09/2013

Revista 'Radis' de setembro já está disponível on-lineO álcool, considerado um problema de saúde pública, é o tema da edição nº 132 da Radis, já disponível on-line. A reportagem de capa mostra como o álcool tem grande aceitação em nossa cultura e informa, buscando desconstruir mitos, e apresenta estudos que demonstram o quanto o seu consumo abusivo potencializa impactos e ameaças à saúde. A reportagem ainda problematiza como as indústrias, por meio de propagandas, enganam e expõe os mais vulneráveis a riscos e danos que podem ser evitados. A revista traz ainda temas como o ativismo social na era global, o programa Mais Médicos, os sete anos da Lei Maria da Penha e uma reportagem sobre a qualificação para a popularização da ciência na Amazônia. Confira.

“Quem são os ativistas que ganharam as ruas de todo o país e quais as suas motivações reais? Qual o lugar dos partidos e dos sindicatos? Será este movimento realmente autônomo?” Essas são algumas questões abordadas em “Ativismo social na era global”, matéria publicada na seção Comunicação e Saúde que destaca o livro Movimentos Sociais na era global (Editora Vozes), organizado por Maria da Glória Gohn e Breno Bringel.

Outra questão em destaque da edição de setembro foi a discussão em torno do programa Mais Médicos. A revista mostra que a expectativa do governo é ter o programa completamente consolidado até junho de 2014, segundo o Correio Braziliense. De acordo com a revista Radis, o jornal noticiou que o Programa Mais Médicos passou a ser a prioridade absoluta do governo, que aposta no êxito da iniciativa para minimizar os ataques que vêm sofrendo desde que foi anunciado, sobretudo das entidades de médicos.

A reportagem central da revista Álcool é droga afirma que sem moderação, bebida provoca doenças crônicas e potencializa acidentes e violência. E traz, ainda, análises da relação do álcool com as propagandas, e as mulheres e os custos de seu uso abusivo para o SUS. Segundo a revista, para a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma das maneiras mais efetivas de reduzir os problemas associados ao álcool é aumentar o preço das bebidas, a partir de taxação.


Seções Relacionadas:
Divulgação Científica Radis

Nenhum comentário para: Revista 'Radis' de setembro já está disponível on-line