Busca do site
menu

Rede de Escolas realiza oficina de acreditação pedagógica

ícone facebook
Publicado em:30/07/2013

Rede de Escolas realiza oficina de acreditação pedagógicaCom o objetivo de dar prosseguimento à implantação de um Sistema de Acreditação Pedagógica de Cursos Lato Sensu na área da saúde pública, a Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública, em parceria com a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e a ENSP/Fiocruz, promove a I Oficina de Acreditação Pedagógica de Cursos Lato Sensu em Saúde Pública, nos dias 1º e 2/8, na Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), em Fortaleza.

O curso de Especialização em Vigilância Sanitária será o primeiro a se submeter ao processo de acreditação pedagógica. A atividade, inédita no país, é um procedimento de verificação externa e uma forma pactuada de gerenciamento coletivo da qualidade. Ela se orienta no sentido de oferecer reconhecimento social a um curso oferecido por determinada instituição. Além disso, envolve aspectos relacionados a atribuições legais, projeto pedagógico, pertinência do curso, capacidade de articulação acadêmico-pedagógica, recursos humanos, infraestrutura e resultados.

A oficina pretende criar condições de articulação entre atores locais para apropriação de noções da qualidade e dar mais visibilidade ao tema, tendo em vista o processo que vem sendo implementado no âmbito da Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública, em parceria com a Abrasco e a École des Hautes Études en Santé Publique, de Rennes, na França.

Em virtude do caráter de experimentação dessa primeira atividade, a reunião do Ceará contará com alguns convidados externos, incluindo membros de outras escolas da Rede.

Espera-se, como desdobramento, a ampliação da adesão de novos atores no âmbito do Ceará e a definição de uma agenda para a experimentação do processo de acreditação pedagógica, tomando, como unidade de análise, um curso de especialização na área da saúde pública realizado na escola daquele estado.


Fonte: Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública
Seções Relacionadas:
Cooperação SUS

Nenhum comentário para: Rede de Escolas realiza oficina de acreditação pedagógica