Busca do site
menu

Morre Odir Clécio, pesquisador da ENSP

ícone facebook
Publicado em:12/07/2013

Morre Odir Clécio, pesquisador da ENSPÉ com grande pesar que a Direção da ENSP comunica o falecimento do pesquisador Odir Clécio da Cruz Roque. O corpo está sendo velado na capela E do Cemitério Parque Jardim da Saudade, em Sulacap. O enterro está marcado para esta segunda-feira (15/7), às 11 horas.

Odir era engenheiro químico, professor e pesquisador, desde 1973, da área de engenharia sanitária e ambiental em cursos de pós-graduação da ENSP e de cursos de graduação e pós da Faculdade de Engenharia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), tendo participado da formação de centenas de engenheiros. Na pesquisa, desenvolveu processos de tratamento de esgotos e conquistou a primeira patente internacional da Fiocruz em engenharia sanitária. Atuava como consultor ad hoc para o CNPq, na revista Ciência e Saúde Coletiva e foi membro do Comitê Científico da Funasa e da Revista de Engenharia Sanitária e Ambiental da Abes.

Odir também foi diretor da ENSP de janeiro a julho de 2001, durante a transição de cargo entre os diretores Paulo Buss e Jorge Bermudez, e chefe do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental (DSSA) da Escola. Contribuiu com diversos projetos para a área ambiental, dentre os quais destacam-se os processos de tratamento de esgotos, com trabalhos de apoio às prefeituras e transferência de tecnologias em processos de tratamento. Durante sua trajetória profissional, buscou processos e projetos de baixo custo em tratamento de esgotos, redes e operação, colaborando para a melhoria da qualidade de vida da população de vários municípios, por meio da ampliação da cobertura de saneamento básico e ambiental, com reflexos positivos na saúde pública.

O pesquisador recebeu vários prêmios ao longo de sua brilhante trajetória. O último foi o Prêmio Oscar Niemeyer de Trabalhos Científicos e Tecnológicos, no início deste ano, instituído pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ). Em 2010, foi agraciado com o Prêmio Crea-RJ de Meio Ambiente – considerado por ele de grande relevância, uma vez que é a mais valiosa distinção do Crea-RJ na área de meio ambiente.

Odir graduou-se em engenharia química na UFRRJ, em 1969, obteve especialização em Engenheiros em Saúde Pública, em 1971, pela Fiocruz, e, em 1997, recebeu o título de doutor em Saúde Pública pela ENSP/Fiocruz.

Cemitério Parque Jardim da Saudade
Avenida Carlos Pontes, 500 - Sulacap - Rio de Janeiro


Seções Relacionadas:
Fique por Dentro

Morre Odir Clécio, pesquisador da ENSP

2 comentários
VINICIUS SANTOS SOARES
15/07/2013 15:42
Pessoa conciliadora e sábia, fará falta por tudo que realizou.
ARMANDO DA SILVA CRUZ
15/07/2013 12:07
Não tive o prazer de ser seu amigo e compartilhar idéias e ideais, mas, sua estrada profissional é publica e nela temos o privilégio de caminhar e recolher do seu conhecimento ferramentas que nos auxiliaram nas nossas tarefas e missões como servidores de uma instituição de saúde pública. Sua contribuição profissional estará acessível nas redes de comunicação e sua alma estará dinâmica na ideoplastia das almas afins. Obrigado professor por ter caminhado entre nós.