Busca do site
menu

Projeto Manguinhos leva jovens LGBT para Petrópolis

ícone facebook
Publicado em:10/07/2013

Uma excursão cultural destinada a jovens lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT) levará, no domingo (14/7), cerca de 40 jovens de Manguinhos para a Cidade Imperial de Petrópolis. A iniciativa é do Projeto Manguinhos Diversidade, Cidadania e Saúde desenvolvido em parceria com a Cooperação Social da ENSP/Fiocruz e visa o empoderamento e articulação de jovens em situação de risco social das comunidades do entorno da Fundação Oswaldo Cruz.

Durante o passeio, que durará o dia inteiro, os jovens vão conhecer um pouco da história do Brasil, participar de jogos, oficinas de cidadania, direitos humanos, promoção da saúde, além de visitar prédios históricos como o Museu Imperial, que foi residência de verão de D. Pedro II, e o Palácio Amarelo, onde funciona a Câmara de Vereadores da cidade. O projeto, coordenado por Cleber Vicente, prevê a realização de mais dois passeios nos meses de agosto e setembro, com destinos a serem definidos pelos participantes.

Os encontros do projeto na comunidade têm sido realizados na quadra esportiva no Mandela I e contam com apoio de líderes comunitários. Durante as reuniões, são discutidos temas de interesse dos jovens, a estrutura e o planejamento das atividades a serem realizadas.

O suplente do seguimento juventude no Conselho Gestor do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP/Fiocruz), Rafael Oliveira, é um dos articuladores do Projeto na comunidade e afirma que essas ações contribuem para formação de um pensamento crítico entre os jovens moradores da região na deliberação para o controle social nas políticas de saúde.

O projeto tem como objetivo formar ativistas e multiplicadores que promovam a qualidade de vida entre lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais por meio de oficinas e atividades que formem um pensamento crítico sobre sexualidade, saúde e cidadania.

(Sandra Martins – jornalista da Cooperação Social ENSP/Fiocruz)


Seções Relacionadas:
Projetos Sociais

Nenhum comentário para: Projeto Manguinhos leva jovens LGBT para Petrópolis