Busca do site
menu

Direção da ENSP apresenta novos vices para gestão 2013-2017

ícone facebook
Publicado em:28/05/2013

Durante a cerimônia da transmissão do cargo da Direção da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), na segunda-feira (27/5), o novo diretor, Hermano Castro, anunciou a equipe que comporá o organograma da Escola. São estes os vice-diretores escolhidos: Alex Molinaro, em Desenvolvimento Institucional e Gestão (VDDIG); Frederico Peres, na Escola de Governo em Saúde (EGS); Sheila Mendonça, em Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico; e Tatiana Wargas de Faria Baptista, na Pós-Graduação. O evento, que lotou o auditório térreo da ENSP, contou com as participações do ex-diretor Antônio Ivo de Carvalho e do presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha.

Direção da ENSP apresenta novos vices para gestão 2013-2017

Confira o currículo Lattes dos vice-diretores da ENSP 

Alex Molinaro - Desenvolvimento Institucional e Gestão

Mestre em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (2004) e graduado em Administração de Empresas (1993). Atualmente, é assistente técnico em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz. Tem experiência na área de administração, com ênfase em política e planejamento governamentais, atuando principalmente nos seguintes temas: emprego público, satisfação dos usuários serviços de saúde e reforma administrativa.

Frederico Peres – Escola de Governo em Saúde

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1996), mestre em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1999), doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e pós-doutorado em Saúde Ocupacional e Ambiental pela Mount Sinai School of Medicine, EUA (2012). Pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz e professor visitante da Mount Sinai School of Medicine, foi vice-coordenador do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP/Fiocruz), entre 2005 e 2010. É autor do livro É veneno ou é remédio? (Editora Fiocruz, 2003), publica regulamente nos principais periódicos nacionais, dos quais é também revisor ad hoc, e é editor assistente da Revista Ciência e Saúde Coletiva para a área de saúde e ambiente. Tem experiência na área de saúde coletiva, com ênfase em saúde do trabalhador e toxicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde do trabalhador, agrotóxicos, saúde e ambiente, percepção e comunicação de riscos.

Sheila Mendonça - Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico

Graduada em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1975), mestre em Anatomia Humana pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991) e doutora em Saúde Pública pela ENSP (1995), da qual é, atualmente, pesquisadora titular III. É autora de dezenas de publicações nacionais e estrangeiras sobre bioarqueologia. Tem experiência na área de morfologia, com ênfase em anatomia normal e patológica, atuando principalmente nos seguintes temas: paleopatologia, Brasil, paleoepidemiologia, arqueologia e pré-história.

Tatiana Wargas - Pós-Graduação

É psicóloga e doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social (Uerj). Pesquisadora do Departamento de Administração e Planejamento da ENSP e integrante do grupo de pesquisa Estado, Proteção Social e Políticas de Saúde da Escola. Desenvolve atividades de docência e pesquisa nos temas: análise de políticas públicas, sistema político e saúde, relações entre poderes na saúde, com ênfase no poder legislativo. Na dissertação de mestrado, analisou o processo decisório que envolveu a definição do conceito de seguridade social e o capítulo da saúde na Constituição Federal de 1988. Na tese de doutorado, analisou a legislação federal em saúde aprovada no período de 1990 a 2002 e as políticas definidas pelo Ministério da Saúde e sua relação com a legislação aprovada no mesmo período. As principais linhas de pesquisa em desenvolvimento são: federalismo, relações entre poderes, politicas e sistemas de saúde e formulação e implementação de políticas públicas e saúde. 

* Os textos são informados pelos próprios autores no currículo Lattes.


Seções Relacionadas:
Fique por Dentro

Nenhum comentário para: Direção da ENSP apresenta novos vices para gestão 2013-2017