Busca do site
menu

Hermano Castro é eleito novo diretor da ENSP

ícone facebook
Publicado em:14/05/2013

O Conselho Deliberativo da ENSP homologou, nesta terça-feira (14/5), o nome de Hermano Castro como novo diretor da Escola para o quadriênio 2013-2017. O pesquisador foi eleito com aproximadamente 51% dos votos válidos. Após 30 dias de campanha eleitoral, realizada entre abril e maio, que transcorreu com intensos debates, a comunidade da ENSP fez a sua escolha. O resultado final deu a Hermano Castro 343 votos e a Carlos Machado 317 votos, sendo 2 brancos e 15 nulos, totalizando 677 votos. Veja, no anexo, o quadro eleitoral completo. A transmissão do cargo está marcada para o dia 24/5.

Hermano Castro disse que pretende, nessa nova gestão (2013-2017), consolidar os avanços obtidos pela ENSP nos últimos anos, mas seguir adiante, fazendo da Escola uma instituição cada vez melhor e mais eficiente. Para tanto, destacou alguns pontos bases para alcançar seus objetivos. “Uma mudança de gestão é natural, porque estamos começando um novo quadriênio de ideias e propostas para essa Escola”, afirmou. Veja, brevemente, alguma das ideias do novo diretor:

ENSP e SUS:

"É necessário ampliar e fortalecer ainda mais o debate com a sociedade e dentro da ENSP acerca da não privatização do Sistema Único de Saúde. Temos que trabalhar por uma população bem assistida, seguindo os princípios e as diretrizes do SUS, reforçando o papel da Escola no trabalho por um acesso universal, integral e equitativo".

Pesquisa:

"Pretendemos fortalecer ainda mais os grupos e núcleos de pesquisa na Escola, tornando-os mais competitivos frente aos subsídios oferecidos pelo CNPq, Capes e outras instituições de fomento à pesquisa".

Ensino:

"Temos que trabalhar o stricto e o lato sensu mais próximos ao SUS, pensando cada vez mais numa formação de recursos humanos voltada especificamente para os desafios existentes no sistema brasileiro".

Gestão:

"Queremos tornar, ainda mais, o modelo de gestão da Escola participativo e transparente, sempre ouvindo as demandas e necessidades daqueles que estão diariamente fazendo dessa instituição uma das maiores no campo da saúde pública brasileira e mundial".

"Temos que trazer para o debate também o Plano Quadrienal (PQ) da ENSP, considerando o PQ Fiocruz e o Plano Plurianual (PPA) do Governo Federal, aguardando e respeitando sempre as definições do Congresso Interno da Fiocruz, que deverá ser convocado em breve pela atual Presidência da instituição. É importante lembrar que os Congressos Internos são um marco político democrático da Fundação".

Serviços de referência:

"No campo dos Serviços, vamos manter os processos de acreditação já em atividade, garantindo e mantendo assim a qualidade já alcançada por eles".

Perfil de Hermano Castro:

Hermano Castro é eleito novo diretor da ENSPHermano Albuquerque de Castro nasceu no Rio de Janeiro e se formou em medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980). Possui mestrado em Clínica Médica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, na área de concentração em Pneumologia (1994), e doutorado em Saúde Pública pela Fiocruz (2000).

O médico pneumologista da ENSP/Fiocruz foi eleito quatro vezes coordenador do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh) da ENSP/Fiocruz. Foi ainda coordenador do GT de Saúde e Ambiente da Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco) entre 2004-2009, do qual ainda faz parte.

O pesquisador possui experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública, na área de Saúde, Trabalho e Ambiente. Atua principalmente nos seguintes temas: Políticas de Saúde do Trabalhador e Saúde Ambiental, Doenças Respiratórias Ambientais e Ocupacionais (pneumoconioses, silicose, asbestose e doenças respiratórias) relacionadas à qualidade do ar.


Seções Relacionadas:
Fique por Dentro

Hermano Castro é eleito novo diretor da ENSP

2 comentários
ALEXANDRE MAGNO TEIXEIRA DE CARVALHO
15/05/2013 14:07
Boas notícias do front! Eu, que passei mais de uma década nessa Escola, na condição de "precarizado de luxo" (excelente categoria referida por Virgínia Fontes), vejo, na eleição de Hermano, novos ares e força de resistência - sobretudo ao processo que alguns sanitaristas chamam de "privatização não clássica" do SUS, cujos principais projetos, para tristeza [mas não paralisia!] dos que defendem a Saúde Pública contra os modelos neoliberal e de reforma 'flexibilizada' (categorias de Inês Bravo), foram idealizados e construídos na ENSP SA (houve até quem confundisse o significado concreto das letras SA). Fortalece-se, com essa eleição, a luta contra o expansão do 'mercado livre' sobre o setor público da Saúde. Que cresça ainda mais a consciência crítica no interior da Escola [é preciso cada vez mais força coletiva para enfrentar a ofensiva do capital em crise]. Parabéns aos companheiros da ENSP que estão ajudando a mudar essa história! Saudações de luta, Hermano!
MARIA APARECIDA DE ASSIS PATROCLO
15/05/2013 07:52
Eleição é um processo salutar, mas o importante é que as instituições de ensino e pesquisa retomem o papel de analise crítica da realidade, estimulem a defesa do contraditório, formem especialistas, mestres e doutores com visão política crítica, escrutinem o real sem tendenciosidade e sobretudo tenham perfil de instituições de Estado mais do que de governo.