Busca do site
menu

Ciclo de debates sobre ESF chega à oitava edição

ícone facebook
Publicado em:29/04/2013

De 6 a 10 de maio, a Escola Nacional de Saúde Pública realizará a oitava edição do Ciclo de Debates - Conversando sobre a Estratégia de Saúde da Família. Em 2013, a atividade busca integrar os alunos do curso de Residência Multiprofissional em Saúde da Família às questões teóricas e políticas que envolvem a Estratégia Saúde da Família (ESF) no Rio de Janeiro. As palestras do Ciclo de Debates ocorrem sempre às 9 horas, no auditório térreo da ENSP, e são abertas a todos os interessados. As inscrições devem ser feitas no dia do evento.

A atividade é coordenada pela pesquisadora do Departamento de Ciências Sociais da ENSP Maria Alice Pessanha de Carvalho. Encerrando a edição 2013 do ciclo, haverá a solenidade de formatura dos 21 alunos da quinta turma do Curso de Residência Multiprofissional em Saúde da Família (2010), na sexta-feira (10/5), a partir das 14 horas.

Confira, a seguir, a programação completa.

Ciclo de Debates – 6 de maio
O primeiro tema em debate é Expansão da Saúde da Família - impacto na relação entre ampliação do acesso e a qualidade do cuidado, tendo como conferencista o representante do Ministério da Saúde Marcelo Pedra. O debatedor convidado é Gustavo Motta, da ENSP, e a coordenação desse dia fica a cargo do diretor da ENSP, Antônio Ivo de Carvalho.

Ciclo de Debates – 7 de maio
Metas e efetividade na avaliação de qualidade da ESF: e a promoção da saúde? é o tema do segundo dia de atividades, tendo como conferencista o representante da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro Daniel Soraz. O debatedor convidado para essa exposição é Carlos Eduardo Aguillera, da UFRJ, e a coordenação é da pesquisadora da ENSP Elyne Engstrom.

Ciclo de Debates – 8 de maio
O pesquisador da Unicamp Gastão Wagner é o conferencista convidado para apresentar o tema Como o NASF está sendo implantado? Desafios e possibilidades na ESF. Para debater a apresentação do palestrante, foi convidado o representante da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro Thiago Pithon. Ambos serão coordenados por Mirna Teixeira, da ENSP.

Ciclo de Debates – 9 de maio
Casos complexos: quem se implica no cuidado? é o quarto tema do Ciclo de Debates 2013, que tem como conferencista convidado o pesquisador da PUC Campinas Juares Soares Costa. O debatedor convidado é o professor da Universidade de Brasília Wanderley Codo, e a coordenação é de Valéria Romano, da UFRJ.

Ciclo de Debates – 10 de maio
Encerrando as exposições da edição 2013 do Ciclo de Debates, Edmar de Oliveira (Teias/Escola Manguinhos) é o conferencista no tema Consultório na Rua como dispositivo da política de redução de danos: o lugar da internação compulsória?. Para debatê-lo, foi convidada Cristiane Sampaio, também do Teias-Escola Manguinhos, e a coordenação será de Claudia de Paula, da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro.

Certificados do oitavo Ciclo de Debates - Conversando sobre a Estratégia de Saúde da Família serão entregues para aqueles que obtiverem o mínimo de 75% de frequência nas palestras. Confira a programação completa no arquivo anexo.


Ciclo de debates sobre ESF chega à oitava edição


Seções Relacionadas:
Sessões Científicas

Nenhum comentário para: Ciclo de debates sobre ESF chega à oitava edição