Busca do site
menu

Prédio de Laboratórios reafirma excelência da ENSP

ícone facebook
Publicado em:10/04/2013

Prédio de Laboratórios reafirma excelência da ENSPNa manhã desta quarta-feira (10/4), a ENSP reafirmou seu compromisso como instituição de referência na saúde pública. A Direção da Escola lançou a pedra fundamental do seu Prédio de Laboratórios, cuja estrutura organizacional abrigará 23 laboratórios, vinculados a 5 departamentos. O projeto teve parceria dos chefes de departamento, da coordenação de Serviços Ambulatoriais e Laboratoriais, da Dirac e da Vice-Presidência de Pesquisa e Laboratórios de Referência da Fiocruz. Com isso, a ENSP ratifica sua excelência acadêmica e o comprometimento com o SUS na luta por melhores condições de saúde para a população e produção de conhecimento, sobretudo científica.

Além do lançamento da pedra fundamental, a Escola apresentou a maquete do projeto, que ficará exposta no hall dos elevadores. “Esse prédio é fruto de um planejamento iniciado há sete anos. A apresentação da maquete pretende marcar terreno e reafirmar nosso compromisso com o que há de mais moderno em termos de biossegurança, qualidade ambiental e suporte laboratorial. Teremos uma estrutura à altura da nossa representação na saúde pública hoje”, destacou o diretor da ENSP, Antônio Ivo de Carvalho, que, em seguida, agradeceu a presença de todos, principalmente dos chefes de departamento e das pessoas que participaram do desenvolvimento do projeto.

Em seguida, o pesquisador Luiz Fernando Ferreira, do Departamento de Ciências Biológicas (DCB), e Claude Pirmez, vice-presidente de Pesquisa e Laboratórios de Referência da Fiocruz, apresentaram a maquete ao público. Luiz Fernando, que, em 1966, ingressou como professor titular da disciplina de Parasitologia na recém-criada Fundação Escola de Saúde Pública, a convite do então diretor Edmar da Terra Blois, falou sobre a criação do DCB e o orgulho de presenciar a inauguração do novo prédio. “Contribuímos com o início desta Escola em 1966, e é com grande satisfação que vejo essa nova construção”, admitiu.


Prédio de Laboratórios reafirma excelência da ENSP
 
Para Claude, além da oportunidade de realizar um sonho, a construção do novo prédio de laboratórios da ENSP pode marcar maior articulação com as demais unidades e laboratórios da Fiocruz.
 
O novo prédio congregará os laboratórios do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF), do Departamento de Ciências Biológicas (DCB), do Departamento de Endemias Samuel Pessoa (Densp), o Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental (DSSA) e o Departamento de Métodos Quantitativos em Saúde (Demqs). A construção será erguida no espaço do atual estacionamento do prédio Joaquim Alberto Cardoso de Mello, em uma área total de 7,9 mil metros quadrados. A obra deverá estar concluída em três ou quatro anos. A coordenadora dos Serviços Ambulatoriais e Laboratoriais, Adriana Hamond Regua Mangia, e a arquiteta da Dirac, Tereza Malveira, são responsáveis pelo projeto.

Prédio de Laboratórios reafirma excelência da ENSP
 
Acesse, abaixo, a galeria de fotos do lançamento da pedra fundamental e da maquete do novo Prédio de Laboratórios da ENSP.


Nenhum comentário para: Prédio de Laboratórios reafirma excelência da ENSP