Busca do site
menu

Inclusão de novos títulos, coleções e editoras na pauta do SciELO Livros

ícone facebook
Publicado em:25/03/2013

A Editora Fiocruz sediará, no dia 26 de março, a IV Reunião do Comitê Consultivo do SciELO Livros, projeto cujo objetivo é maximizar a visibilidade, a acessibilidade, o uso e o impacto dos livros acadêmicos brasileiros. O Portal SciELO Livros, lançado em 30 de março do ano passado, já conta com seis editoras e mais de 300 livros online, cerca de 250 deles em acesso livre e os outros em acesso controlado, disponíveis para aquisição em formato eletrônico por preços reduzidos. Durante a reunião do Comitê Consultivo, será analisada a possibilidade de que novos títulos, coleções temáticas e editoras universitárias sejam incluídos no SciELO Livros.

Inclusão de novos títulos, coleções e editoras na pauta do SciELO Livros
 

O portal teve início a partir de um consórcio liderado pelas editoras da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Universidade Federal da Bahia (Ufba) e Universidade Estadual Paulista (Unesp). Mais recentemente, também se juntaram à iniciativa as editoras das Universidades Estadual da Paraíba (UEPB), Estadual de Londrina (UEL) e Federal de São Carlos (UFSCar).

A coordenação do SciELO Livros é assistida por dois comitês: o Gestor e o Consultivo. O primeiro é responsável pelo plano de trabalho, sua implantação e adequação para atingir os resultados esperados. O segundo atualiza e aplica os critérios de qualidade para a admissão de editoras, a certificação de coleções e a avaliação de livros.

O Comitê Consultivo, que deve se reunir, pelo menos, quatro vezes ao ano, é formado por pesquisadores e especialistas indicados pelas editoras que participam do projeto. Participam do encontro na Editora Fiocruz Abel L. Packer, coordenador do Programa SciELO/Fapesp e assessor de Informação e Comunicação em Ciência da Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo (Fap-Unifesp); Nísia Trindade Lima, vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz; Roberto André Kraenkel, professor do Instituto de Física Teórica da Unesp; Sheila Maluf, representante da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (Abeu); e Wilson da Silva Gomes, professor do Departamento de Comunicação da Ufba.

No SciELO Livros, os textos em formato digital são preparados segundo padrões internacionais que permitem o controle de acessos e de citações e são legíveis nos leitores de e-books, tablets, smartphones e telas de computador. O SciELO Livros é parte integral do Programa Scientific Electronic Library Online (SciELO) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). A rede SciELO Livros interopera e compartilha objetivos, recursos, metodologias e tecnologias com a rede SciELO de periódicos científicos, de modo a contribuir com o avanço da comunicação científica em ambos os meios de publicação. O desenvolvimento da plataforma metodológica e tecnológica do SciELO Livros teve a cooperação técnica do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme/Opas/OMS) e sua execução foi apoiada pela Fap-Unifesp.

Fonte: Editora Fiocruz
Seções Relacionadas:
Notícias da Fiocruz

Nenhum comentário para: Inclusão de novos títulos, coleções e editoras na pauta do SciELO Livros