Busca do site
menu

Nova edição do CSP disponível no Portal ENSP

ícone facebook
Publicado em:11/03/2013

Nova edição do CSP disponível no Portal ENSPA revista Cadernos de Saúde Pública (CSP), volume 29, número 2, já está disponível on-line no Portal ENSP. Em seu editorial, o periódico da Escola traz um texto a respeito da necessidade do acesso livre e universal para a ciência. Segundo as editoras, no texto intitulado Acesso livre, a publicação científica se tornou uma indústria altamente lucrativa. Este volume traz ainda uma análise do impacto da vacinação sobre a incidência de sarampo em Moçambique no período de 2000-2011; um debate acerca dos fatores biológicos e ambientais associados ao risco de transmissão da esquistossomose mansoni em Pernambuco, Brasil; e também uma resenha sobre a medicina no Brasil Imperial, que aborda o clima, os parasitos e a patologia tropical, escrita pelo pesquisador do Departamento de Endemias Samuel Pessoa da ENSP, Adauto de Araújo; entre outros temas.

O editorial, redigido pelo trio de editoras formado pelas pesquisadoras Marilia Sá Carvalho (Procc/Fiocruz), Claudia Travassos (Icict/Fiocruz) e Cláudia Medina Coeli (UFRJ), aponta que um aspecto particularmente perverso desse novo mercado de publicações científicas é a exigência de cessão do copyright para as editoras, que passam a deter o direito de reprodução total ou parcial dos artigos, sendo necessária a sua autorização prévia para qualquer reutilização. Outro ponto citado no texto afirma que o modelo de publicação Open Access (OA) ‘é uma forma alternativa de disseminação da produção acadêmica, na qual a revista garante o acesso livre, irrevogável e irrestrito ao artigo, a partir da data de sua publicação on-line’.

Segundo as editoras, neste formato, ‘inverte-se a lógica de restrição do acesso e facilita-se a reprodução total ou parcial e o desenvolvimento e distribuição de obras derivadas. Busca-se tirar o proveito máximo das tecnologias de informação e de comunicação, em constante evolução, visando ampliar o compartilhamento da informação e, consequentemente, promover o desenvolvimento científico’, comentam elas no texto.

Já o artigo Impacto da vacinação sobre a incidência de sarampo em Moçambique no período de 2000-2011, escrito pelos pesquisadores do Ministério da Saúde de Maputo, Moçambique, Martinho do Carmo Dgedge e Artur Manuel Muloliwa, em parceria com os pesquisadores da ENSP Luiz Antonio Bastos Camacho, Fernando Verani e Taynãna César Simões, teve por objetivo analisar as ações de eliminação do sarampo em Moçambique, considerando o impacto do programa de vacinação. Neste estudo, foi visto que as coberturas variaram entre 82% e 99%. Nas províncias, a cidade de Maputo teve as coberturas abaixo de 70%, e a província de Niassa teve as coberturas acima de 100%. O texto mostra que as coberturas de rotina são insuficientes, e a circulação de sarampo continua em Moçambique. 

Fatores biológicos e ambientais associados ao risco de transmissão da esquistossomose mansoni na localidade de Porto de Galinhas, Pernambuco, Brasil
foi o tema do estudo desenvolvido pelos pesquisadores Onicio Batista Leal Neto, Elainne Christine de Souza Gomes, Fernando José Moreira de Oliveira Junior, Rafael Andrade, Diego Leandro Reis e Constança Simões Barbosa do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães (CPQAM/Fiocruz), em parceria com Silvana Bocanegra, da Universidade Federal Rural de Pernambuco, e o pesquisador do Departamento de Endemias Samuel Pessoa da ENSP Reinaldo Souza-Santos. No artigo, os autores apontam que a esquistossomose se expande para o litoral de Pernambuco, Brasil, onde têm sido frequentes os registros de caramujos Biomphalaria glabrata e de casos humanos da doença. Esse estudo enfatiza os fatores envolvidos na manutenção dos criadouros da esquistossomose, visto a persistência dessa doença na localidade de Porto de Galinhas há mais de dez anos.

Por fim, na resenha A medicina no Brasil Imperial: clima, parasitos e patologia tropical, escrita pelo pesquisador do Departamento de Endemias Samuel Pessoa da ENSP Adauto de Araújo, é apontado que o livro, de autoria de Flavio Edler, é uma obra para se tornar referência na área da história da medicina e da própria história de nosso país. Segundo Adauto, o livro traz inúmeros pormenores e dados detalhados e pouco conhecidos, mesmo para os especialistas. De acordo com ele, o livro é composto de cinco capítulos; não se trata de leitura fácil, mas sua atração se dá na persistência da leitura e pela profundidade das discussões.


Seções Relacionadas:
Divulgação Científica

Nenhum comentário para: Nova edição do CSP disponível no Portal ENSP