Busca do site
menu

Pesquisa sobre Refinaria de Manguinhos ganha destaque

ícone facebook
Publicado em:26/02/2013
Pesquisa sobre Refinaria de Manguinhos ganha destaqueO estudo intitulado Diagnóstico socioambiental de Maguinhos ganhou destaque do jornal O Globo, na edição de domingo (24/2). Coordenado pelos pesquisadores Rosália Maria de Oliveira e Paulo Roberto de Abreu Bruno, ambos do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental (DSSA/ENSP), trata da região em que se localizava a já desativada Refinaria de Petróleo de Manguinhos, cercada pelas comunidades do Complexo de Manguinhos e pelos bairros da Maré, Caju e Benfica. Em seu terreno, o governo do Estado do Rio pretende implantar um projeto habitacional para a população de baixa renda.

Rosália declarou ao jornal que "não há como mensurar o custo de remediação da área. O terreno concentra contaminantes gravíssimos, e não há um caso sequer no mundo em que tenha havido construção de casas numa refinaria. Esperamos que o governo não faça a maldade e a insensatez de colocar pessoas morando numa bomba-relógio".

A pesquisa está na fase de análise dos contaminantes, enfocando na investigação de três classes de compostos: BTEX (benzeno, tolueno, etilbenzeno e xilenos), HPAs (hidrocarbonetos policíclicos aromáticos) e os metais pesados (chumbo, cádmio e zinco). Esses poluentes, explicou ela, são característicos de uma indústria que refina petróleo e estoca combustíveis, o que gera uma série de problemas para a saúde da população, inclusive câncer e leucemia.

Confira, no anexo, a íntegra da matéria.
Fonte: jornal O Globo
Seções Relacionadas:
ENSP na Imprensa

Nenhum comentário para: Pesquisa sobre Refinaria de Manguinhos ganha destaque