Busca do site
menu

Música e desafios sociais de Manguinhos em debate

ícone facebook
Publicado em:16/01/2013
Música e desafios sociais de Manguinhos em debateAs possíveis relações entre o funk e os desafios sociais do território de Manguinhos foram discutidas em atividade realizada na Biblioteca Parque Manguinhos, em outubro de 2012, e serão tema de novo encontro, promovido pelo Projeto Cais, na próxima quinta-feira (17/1), às 16 horas, no mesmo local. No evento, será discutida a possibilidade de realização de um sarau da Associação de Profissionais e Amigos do Funk (APAfunk) na comunidade. A pesquisadora Fabiana Melo Sousa, do Laboratório Territorial de Manguinhos da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (LTM/ENSP), e Mano Teko, da APAfunk, foram convidados para debater o tema com moradores do local e demais interessados. A atividade é aberta para o público.

O LTM se propõe a construir uma promoção da saúde que integre ciência e cidadania, invista na formação de sujeitos coletivos e redes sociais, resgate a memória coletiva das comunidades, sistematize conhecimentos sobre o lugar e acompanhe, de forma crítica e propositiva, políticas públicas relevantes para a população de Manguinhos, construindo, assim, um modelo solidário de conhecer e interagir nos territórios em que se vive.

A APAfunk tem o intuito de defender os direitos dos funkeiros e lutar pela cultura funk, contra o preconceito e a criminalização. Para isso, a Associação promove debates na sociedade sobre a situação dos artistas do funk, bem como atividades de conscientização dos funkeiros sobre seus direitos. Rodas de funk, palestras e vídeos são alguns instrumentos utilizados pela associação para levar sua mensagem para a sociedade (universidades, escolas, cadeias, favelas, praças e outras instituições), como forma de estimular o debate da relação funk e cultura.

O Projeto Cais é uma realização do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), em parceria com a Cooperação Social da Fiocruz. Ao longo de 2012, foram realizadas diversas atividades em Manguinhos, sempre no intuito de discutir as relações entre território, cultura e qualidade de vida. Para os próximos meses, está prevista a realização de uma oficina de projetos.

Serviço:
O quê? Segunda roda de conversa sobre funk e territorialidade
Quando? 17/1/2013 - quinta-feira
A que horas? Das 16 às 18 horas
Onde? Biblioteca Parque de Manguinhos – Sala Meu Bairro (Av. Dom Helder Câmara 1.184 - Manguinhos)

Seções Relacionadas:
Projetos Sociais

Nenhum comentário para: Música e desafios sociais de Manguinhos em debate