Busca do site
menu

Nova edição do CSP disponível no Portal ENSP

ícone facebook
Publicado em:09/01/2013
Já está disponível on-line o volume 28, número 12, da revista Cadernos de Saúde Pública. Uma publicação da ENSP, a revista discute, em seu editorial, as mudanças que pretende realizar, entre elas a inserção da língua espanhola na publicação. Com isso, CSP passará a ter resumos em português, inglês e espanhol de todos os artigos. Além do editorial, outros artigos tiveram a participação de pesquisadores da Escola e tratam de temas como as emendas parlamentares no orçamento federal da saúde, herança e promessas do ensino das ciências sociais na área da saúde e muitos outros.

Nova edição do CSP disponível no Portal ENSPEntre as mudanças apontadas no editorial – assinado pelo trio de editoras: as pesquisadoras Marilia Sá Carvalho, do Departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos (Demqs/ENSP), Claudia Travassos (Icict/Fiocruz) e Cláudia Medina Coeli (UFRJ) –, está a criação da seção Perspectivas. Esse novo espaço pretende trazer, para a revista, a discussão do que a cada momento pode afetar o desenvolvimento da área. Entre os assuntos a serem abordados estão desde questões da saúde global à legislação relacionada à saúde, do desenvolvimento do SUS aos questionamentos da ciência, no Brasil e no mundo.

Outra mudança se refere à reformulação da antiga seção Métodos, denominada agora Questões Metodológicas. Seu objetivo é debater, de forma aprofundada, alternativas metodológicas, sejam elas quantitativas ou qualitativas. Os artigos da seção devem estar voltados para a apresentação e discussão de um método inovador, aplicado a uma questão de investigação da saúde coletiva. Também se destaca a já citada inserção da língua espanhola nos artigos publicados. Para as editoras, além de o espanhol ser um dos idiomas maternos mais frequentes no mundo, a decisão baseou-se no aumento de submissões nessa língua. Segundo as editoras, isso reflete o alcance que a revista pretende na cooperação Sul-Sul.

O artigo As emendas parlamentares no orçamento federal da saúde, escrito pelas pesquisadoras do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde (Daps/ENSP) Tatiana Wargas de Faria Baptista, Cristiani Vieira Machado, Luciana Dias de Lima, Marcia Garcia, Carla Lourenço Tavares de Andrade e Camila Duarte Gerassi, discute a participação das emendas no orçamento federal da saúde no período de 1997 a 2006, reunindo elementos para a análise dos mecanismos de financiamento e planejamento setorial.

Nele, verificou-se uma participação significativa das emendas no período, reunindo mais da metade dos recursos de investimento em alguns anos. As pesquisadoras concluem que as emendas não podem ser compreendidas apenas como um mecanismo de financiamento. Mais que isso, devem ser entendidas como um mecanismo da política, sem estarem submetidas obrigatoriamente à lógica do planejamento. Isso reforça a necessidade de maior transparência do poder público na execução orçamentária.

Herança e promessas do ensino das ciências sociais na área da saúde é um artigo escrito por Maria Cecília de Souza Minayo, coordenadora do Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli (Claves/ENSP) e editora científica da revista Ciência & Saúde Coletiva. No artigo foram destacados a tradição e o ensino dos clássicos das ciências sociais; as principais teorias sociais na atualidade; as ciências sociais em saúde com ênfase no ensino; e observações de articulação entre o ensino das ciências sociais e das ciências biomédicas.

No texto, a autora valoriza a importância do que os cientistas sociais da área têm realizado e ressalta alguns pontos problemáticos, como dificuldades de trabalhar as mediações entre o biológico e o social; frequente relegação dos fundamentos a favor das técnicas; e problemas ideológicos e de senso comum no ensino e apropriação da ciência social em saúde. Para escrever o artigo, Maria Cecília Minayo fez uma releitura dos clássicos e de cientistas contemporâneos de referência, além de se apoiar na produção científica da subárea e na sua experiência pessoal como professora, pesquisadora e orientadora.

Confira a íntegra do volume 28, número 12, da revista Cadernos de Saúde Pública, clicando aqui.

CSP

A revista Cadernos de Saúde Pública está presente em todas as bases de informação bibliográfica relevantes pertinentes à área de saúde coletiva. Há dois anos, passou a ter suas citações computadas pelo Journal Citation Reports (JCR), que compõe a ISI Web of Knowledge e tem como objetivo avaliar crítica e sistematicamente as revistas indexadas, com base em informações estatísticas geradas a partir de dados de citações feitas aos artigos publicados.

Seções Relacionadas:
Divulgação Científica

Nenhum comentário para: Nova edição do CSP disponível no Portal ENSP