Lançado manual para padronização de compartilhamento de recursos educacionais

Publicada em
 
 
 

A Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz), em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e a Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública, realizou a Oficina de Gestão da Informação Digital em Rede. A atividade foi parte do 9º Encontro Nacional da Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública, na manhã do dia 13/12. O objetivo da oficina foi apresentar os recursos e as ferramentas multimídias existentes no site da Rede e capacitar os participantes para a alimentação do sistema por meio do compartilhamento dos recursos educacionais.

O público-alvo do treinamento foram profissionais indicados pelas 45 escolas e centros formadores com afinidade nas áreas de comunicação, biblioteconomia e tecnologia da informação. Na ocasião, foi distribuído o manual Compartilhamento de recursos educacionais, que possibilitará a entrada do material de forma integrada para a Rede de Escolas e Centros Formadores, a Universidade Aberta do SUS (Unasus) e a Rede REA/Campus Virtual de Saúde Pública (Opas). O manual e o treinamento dos profissionais foram realizados para possibilitar a padronização do compartilhamento de recursos educacionais.

Desde a sua reformulação, no início de 2012, o site da Rede de Escolas e Centros Formadores (www.rededeescolas.ensp.fiocruz.br) ganhou novas áreas. Entre elas, há informações atualizadas sobre cursos, projetos, eventos, recursos educacionais, agenda de encontros, notícias e, também, um local para compartilhamentos, fóruns, depoimentos e discussões sobre temas afins entre as 45 escolas e centros formadores que compõem a Rede.

Além disso, o site possui um formulário para cadastramento de recursos educacionais, no qual as instituições integrantes da Rede podem fazer o cadastro de seus documentos. O formulário é composto dos seguintes campos: Título, Descrição, Objetivo Educacional, Link para Acesso/Download, Arquivo, Formato, Autor, Contribuidor, Editora/Publicador, Linguagem, Cobertura (Coverage), Itens Relacionados, Instituição, Direitos Autorais, Palavra-Chave (DeCS), Ano da Publicação, Data de Revisão e Data de Alteração. Todo material de ensino, aprendizado e pesquisa, fixado em qualquer suporte ou mídia, que esteja sob domínio público ou licenciado de maneira aberta, com permissão de ser utilizado ou adaptado por terceiros, pode ser publicado na ferramenta.

Nenhum comentário para "Lançado manual para padronização de compartilhamento de recursos educacionais"

Ninguém ainda comentou esta matéria. Seja o primeiro!

comente esta matéria

Utilize o formulário abaixo para se logar.