Busca do site
menu

Rede de Escolas finaliza encontro nacional na ENSP

ícone facebook
Publicado em:14/12/2012
Rede de Escolas finaliza encontro nacional na ENSPPerspectivas do Programa Quali Conselhos, pactuação da agenda de trabalho de 2013 e avaliação dos processos nacionais de formação na Rede foram os principais temas discutidos durante o 9º Encontro Nacional da Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública. O último dia da reunião, 13/12, contou com a consolidação dos apontamentos para o próximo ano e o lançamento do manual Compartilhamento de recursos educacionais para a Rede de Escolas e Centros Formadores. Os representantes das instituições participaram de um treinamento para a utilização dessa nova ferramenta que compartilhará seus materiais educacionais com a Rede REA e o Campus Virtual em Saúde Pública. 
 
Durante o encerramento, os presentes debateram os processos nacionais de formação na Rede. Para tanto, contaram com as presenças do vice-diretor de Escola de Governo em Saúde (EGS/ENSP), Marcelo Rasga Moreira, e do pesquisador da EGS/ENSP Pablo Dias Fortes, que analisaram o andamento do Programa Quali Conselhos e as novas perspectivas para o ano de 2013.
 
Segundo a secretária executiva da Rede e pesquisadora da ENSP, Tânia Celeste Matos Nunes, o relatório de gestão, os movimentos que se relacionam entre si e a inclusão de novos atores na Rede demonstram seu grau de maturidade. “Estamos entrando numa fase de muita maturidade. As interlocuções que estão sendo construídas e as mesas e temas ocorridos durante o encontro representaram este momento”, afirmou ela. 
 
Além da consolidação dos apontamentos e da construção de um documento norteador para as ações de 2013, no último dia do encontro houve uma homenagem ao diretor da ENSP, Antônio Ivo de Carvalho. Segundo Tânia, Antônio Ivo não acompanha apenas os trabalhos da Rede. “Ele participa, constrói junto, emite opiniões. Antônio Ivo sempre foi nosso grande incentivador e é considerado por nós um amigo da Rede”, agradeceu ela. 
 
O diretor da ENSP apontou a importância do papel da Rede de Escolas e Centros Formadores para os profissionais, para o SUS e para o Estado brasileiro. “Esta Rede, que é representada por todos nós, é uma das maiores construções institucionais já realizadas no campo da saúde pública nos últimos anos, pois tem um compromisso pétreo com a educação, pela sua dimensão descentralizada, quebrando a concentração de recursos e a concentração acadêmica. Isso é lutar, de maneira visível, contra as iniquidades”, comentou.
 
Compartilhamento de Recursos Educacionais
 
O treinamento voltado para o manual de Compartilhamento de recursos educacionais para a Rede de Escolas e Centros Formadores teve participação de cerca de 40 participantes e representantes das instituições ligadas à Rede. Ele foi motivado pelo lançamento no novo site da Rede, no início de 2012. Com ele, a Rede ganhou um novo espaço tecnológico de compartilhamento com informações atualizadas sobre cursos, projetos, eventos, recursos educacionais, agenda de encontros, notícias e, também, um local para compartilhamentos, fóruns, depoimentos e discussões sobre temas afins entre as 45 escolas e centros formadores que compõem a Rede. 
 
Visando à padronização do compartilhamento de recursos educacionais, a Coordenação de Comunicação da ENSP (CCI/ENSP) elaborou um manual para servir como apoio e guia para as instituições que integram a Rede. Os recursos educacionais da Rede de Escolas serão compartilhados com a Rede REA e a do Campus Virtual de Saúde Pública (CVSP).
 
O treinamento foi realizado pela coordenadora da Comunicação Institucional da Escola (CCI/ENSP), Ana Furniel, e com a participação da analista de Tecnologia de Informação Rosane Mendes e as bibliotecárias Fátima Lopes e Carmélia Britto, todas integrantes da equipe da CCI. Leia aqui mais informações sobre o manual. 
 
* com informações da Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública
 
(Fotos: Peter Ilicciev - CCS/Fiocruz)


Nenhum comentário para: Rede de Escolas finaliza encontro nacional na ENSP