Busca do site
menu

Ceensp repassa história do Cadernos de Saúde Pública

ícone facebook
Publicado em:06/11/2012

Há três décadas surgia, na ENSP, uma das mais importantes revistas científicas da área da saúde coletiva do Brasil e, atualmente, na América Latina, com notável penetração em outras partes do mundo: os Cadernos de Saúde Pública. Com edições mensais, o CSP é reconhecido por sua ampla indexação e indicação como periódico no topo da classificação da Capes (Qualis Internacional A). Desde outubro de 2012, a publicação passa a contar com um novo trio de editoras: as pesquisadoras Marilia Sá Carvalho (Procc/Fiocruz), Claudia Travassos (Icict/Fiocruz) e Cláudia Medina Coeli (UFRJ). Elas são as expositoras convidadas do próximo Centro de Estudos da ENSP em 7 de novembro e apresentarão o tema Cadernos de Saúde Pública: 3 décadas de inovações em divulgação científica. A atividade, marcada para as 14 horas no salão internacional da ENSP, será aberta a todos os interessados e transmitida pela web no endereço www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/videos/.

A coordenação da atividade será do pesquisador da ENSP Carlos Coimbra Jr., que foi editor da revista durante 20 anos. No editorial que assina para a edição de outubro (volume 28, número 10) do Cadernos, Coimbra destaca: “Foi um período de trabalho intenso, mas, ao mesmo tempo, aprendi muito sobre o que é a pesquisa em saúde coletiva no Brasil. Além disso, tive o enorme privilégio de interagir com pessoas notáveis de diferentes instituições, além de ter acompanhado importantes desenvolvimentos que ocorreram na disciplina”.

Cadernos de Saúde Pública

Cadernos de Saúde Pública (CSP) é uma revista mensal publicada pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz). A revista destina-se à publicação de artigos originais no campo da saúde pública, incluindo epidemiologia, nutrição, planejamento em saúde, ecologia e controle de vetores, saúde ambiental e ciências sociais em saúde, dentre outras áreas afins (para maios informações, vide instruções aos autores). Todos os artigos são criteriosamente avaliados pelo corpo editorial de CSP, organizado com base no sistema de revisão pelos pares.

Atualmente, Cadernos de Saúde Pública constitui uma das principais fontes de informação da área científica em saúde pública editada na América Latina. A periodicidade e a regularidade de CSP, aliadas à qualidade gráfica e cuidadosa seleção dos artigos publicados, têm garantido ampla disseminação da publicação na comunidade acadêmico-científica e nos serviços de saúde, tanto nacional como internacional. Visando amplificar o potencial de disseminação dos artigos publicados em suas páginas, CSP encontra-se listado nas principais bases de indexação bibliográfica internacionais, além de disponibilizar todos seus artigos on-line por meio do projeto SciELO (Scientific Electronic Library Online).

Centro de Estudos em 2012

O Centro de Estudos da ENSP (Ceensp) é um espaço de atualização científica, com a troca permanente de experiências e conhecimentos entre pesquisadores de instituições do Brasil e de vários países, que vêm à Escola para debates com pesquisadores, alunos e demais interessados em contribuir com os diversos temas da saúde pública. Seu objetivo é apresentar e consolidar reflexões para a realidade de saúde pública e para o sistema de ciência e tecnologia.

Em 2012, a Escola já realizou 13 sessões do Ceensp. A primeira debateu a importância dos avanços científicos recentes na questão das mudanças climáticas globais, com exposição do professor da USP Paulo Eduardo Artaxo; na segunda atividade, o médico e pesquisador Michel Odent abordou a saúde do bebê desde a sua concepção até 1 ano de vida; a terceira sessão recebeu a economista do Institut d’Études Politiques da Universidade de Grenoble (França) Célia Himelfarb, que falou do tema Crise, regionalização e globalização. O quarto encontro debateu o Índice de Desempenho do SUS (IDSUS 2012), com o diretor do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Hêider Aurélio Pinto, e o coordenador-geral de Monitoramento e Avaliação do MS, Afonso Teixeira dos Reis. O tema do quinto Ceensp foi Tendências da política de combate ao crack: para onde vamos?, com exposições da secretária adjunta de Saúde de São Bernardo do Campo, Lumena Furtado, do pesquisador da ONG Psicotropicus Luiz Paulo Guanabara e do jornalista e autor do livro O fim da guerra, Denis Russo Burgierman.

A sexta atividade tratou da ampliação do conceito de riscofobia, com envolvimento dos determinantes sociais da saúde, por meio das exposições do diretor executivo do Isags, José Gomes Temporão, e do pesquisador do Demqs/ENSP Luiz David Castiel. Avaliação na perspectiva da promoção da saúde e da equidade foi o tema do sétimo Ceensp, explorado pela pesquisadora da Universidad del Valle, Colômbia, e assessora da OMS em Promoção da Saúde Ligia de Salazar. A professora de Filosofia e Direito da Universidade de Miami Susan Haack foi a convidada da oitava edição do Centro de Estudos, e sua palestra abordou o contexto epistemológico de correlação e causalidade definido pelo epidemiologista inglês Bradford Hill.

Com o tema Ética do acesso ao diagnóstico, prevenção, cuidado e pesquisa na tuberculose e Aids, o nono encontro teve como expositores o diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do MS, Dirceu Greco, e o coordenador do Programa Nacional de Controle de Tuberculose do MS, Draurio Barreira. A governança das pesquisas com células-tronco no Brasil e comparações globais foi o tema apresentado pela pesquisadora visitante do Instituto de Economia da UFRJ Liliana Acero, no décimo Centro de Estudos. Território-Escola Manguinhos: todos somos aprendizes! foi o tema da 11ª edição, com exposições da representante da Rede de Desenvolvimento Tecnológico para Território Integrado de Atenção à Saúde (Rede PDTSP-Teias) Isabela Santos, o professor da UFRJ Carlos Eduardo Aguillera Campos, o professor da USP Marco Akerman e as pesquisadoras da ENSP Sandra Venâncio e Maria Alice Pessanha. Com o tema Uma maré de conflitos ambientais na América Latina e no mundo, o 12º encontro do Ceensp trouxe o especialista em Ecologia Política e Economia Ecológica da Universidade Autônoma de Barcelona Joan Martínez Alier até a Escola. O 13º encontro reuniu a assessora regional em Novas Vacinas da Opas/OMS, Lúcia Helena de Oliveira, o professor adjunto do Departamento de Clínica Médica da Uerj e integrante do Centro de Excelência Pro VAC da Opas/OMS, Denizar Viana, e a coordenadora substituta do Programa Nacional de Imunizações do Brasil - Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Nair Florentina Menezes, para debater a Introdução de novas vacinas em programas de imunização: critérios e desafios.

 

Ceensp repassa história do Cadernos de Saúde Pública


Seções Relacionadas:
Centro de Estudos

Ceensp repassa história do Cadernos de Saúde Pública

1 comentários
EDUARDO S. PONCE MARANHÃO
01/11/2012 17:30
Parabéns para todos! ->O colega e amigo Coimbra realizou um fantástico e excelente trabalho durante estes 20 anos ! Acreditamos e esperamos que as colegas e amigas Marília e Claudia dêem continuidade com a mesma qualidade !