Busca do site
menu

Curso de EAD em Gestão da Saúde supera expectativas

ícone facebook
Publicado em:31/10/2012

Curso de EAD em Gestão da Saúde supera expectativasO convênio da ENSP, por meio da Educação a Distância, com a Universidade Aberta do Brasil, do Ministério da Educação (UAB/MEC), supera as expectativas de demanda em todo o território nacional a cada edição realizada. Neste ano, a terceira versão da parceria disponibilizou 1.100 vagas, distribuídas em 4 cursos, e recebeu o total de 4.191 inscrições. Apenas a especialização em Gestão em Saúde – o curso mais antigo da Escola em EAD – foi responsável por cerca de 2.500 inscrições. Segundo Clayre Lopes, coordenadora desta formação, os números que representam a grande procura traduzem a enorme necessidade brasileira por qualificação de recursos humanos, em especial na Região Nordeste do país.

 

Além da especialização em Gestão em Saúde, este convênio engloba a especialização Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais de Saúde. Ainda há dois cursos de aperfeiçoamento: Formação de Facilitadores de Educação Permanente em Saúde e Vigilância em Saúde. Para Lucia Dupret, coordenadora da EAD/ENSP e responsável pelo convênio com o MEC, desta articulação da Saúde com a Educação vem nascendo muitos frutos, que têm gerado grande impacto no país. “A Fiocruz, por meio da ENSP, é uma das únicas instituições de saúde envolvidas neste convênio e a única que não é uma instituição de ensino superior (IES)”, comentou ela.

 

Lucia explicou ainda que, além de parcerias e convênios formais que chegam à EAD/ENSP pelo Ministério da Saúde, MEC e a própria Direção da Escola, são recebidas solicitações de diversas instituições espalhadas pelos estados e municípios do país, pelos departamentos da Escola e ainda de indivíduos ligados ou não às instituições.  As solicitações dos cursos são feitas tanto por e-mail quanto por telefone, e até durante visitas à EAD. “Existe enorme demanda reprimida no país. Porém, hoje, as solicitações estão sob a responsabilidade da Escola de Governo em Saúde da ENSP. É nesse departamento que elas são organizadas e definidas.”

 

O curso de especialização em Gestão em Saúde ofereceu 360 vagas e recebeu 2.471 inscrições; o curso de especialização Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais de Saúde ofereceu 220 vagas e recebeu 822 inscrições. Já o curso de aperfeiçoamento Formação de Facilitadores de Educação Permanente em Saúde ofereceu 220 vagas e recebeu 471 inscrições; e o aperfeiçoamento em Vigilância em Saúde ofereceu 300 vagas e recebeu 426.

 

Gestão em Saúde

 

A Coordenação de Educação a Distância da ENSP foi criada em 1997. Naquele mesmo ano, a EAD/ENSP elaborou seu primeiro curso: Gestão em Saúde, cujo coordenador era Antônio Ivo de Carvalho, atual diretor da ENSP, e Clayre Lopes sua primeira tutora. Tratava-se de um curso regular da EAD, oferecido às Secretarias de Saúde, mas que também podia ser cursado por qualquer interessado, independente de vínculo com alguma instituição.

 

 

Na época de sua criação, ele era um curso de aperfeiçoamento. Contudo, em 2006, foi completamente reformulado e transformado em especialização. Todas as suas unidades de aprendizagem foram escritas por pesquisadores da ENSP, apenas uma ficou sob a responsabilidade da Fundação Getúlio Vargas. Esse processo de upgrade foi coordenado por Clayre, junto com o atual vice-presidente de Gestão e Desenvolvimento Institucional da Fiocruz, Pedro Barbosa. Nas duas ofertas anteriores para UAB, a coordenação foi realizada com a pesquisadora da ENSP Vanessa Costa e Silva e Pedro Barbosa. Clayre comentou que, nesta versão de 2012, ela está sozinha à frente da formação. “Pedro e Vanessa estão afastados por conta da realização de outros projetos profissionais, mas sempre foram parceiros e amigos nessa trajetória”, disse ela, ansiosa pela volta dos companheiros.  

 

Para o curso de 2012, foram adotadas novas estratégias. A primeira se refere à tutoria descentralizada e a segunda diz respeito à realização de encontros presenciais obrigatórios. Clayre explicou que agora acontecem dois encontros. O primeiro é realizado no início do curso, com aula inaugural em cada polo, e eles são coordenados pela orientadoras de aprendizagens.

 

Curso de EAD em Gestão da Saúde supera expectativas

 

“Com os dois encontros presenciais, estamos priorizando os candidatos dos municípios em que estão instalados os polos responsáveis pela infraestrutura, como contrapartida do convênio com a UAB. Quando os cursos não tinham momentos presenciais, muitos alunos do  Sul e Sudeste se inscreviam em turmas dos polos do Nordeste, por exemplo. E isso atrapalhava o foco de formação, pois acabávamos não capacitando os profissionais da localidade para a qual tínhamos desenhado o curso e onde tínhamos identificado a demanda.”

 

Curso de EAD em Gestão da Saúde supera expectativasSobre a tutoria descentralizada – estratégia já utilizada em alguns cursos da EAD/ENSP e aproveitada nesta versão de 2012 do curso de Gestão em Saúde –, Clayre comentou que acredita que ela possa diminuir as taxas de evasão e estreitar a relação dos alunos com o curso e seus tutores. “Baseamo-nos em estratégias de sucesso da EAD/ENSP e aplicamos isso em nossos cursos. Agora, cada um dos quatro polos conta com um tutor titular e um suplente. Acreditamos que isso irá otimizar nosso curso.”

 

A Universidade Aberta do Brasil

 

Este programa do governo federal visa expandir e interiorizar a oferta de cursos de educação superior por meio da educação a distância. Ele foi criado pelo Ministério da Educação, em 2005, para articular e integrar o Sistema Nacional de Educação Superior a Distância. No final de 2006, a EAD/ENSP assinou o termo de cooperação técnica com a UAB/MEC. Desde então, duas edições aconteceram com a parceria da ENSP: 2008-2009 e 2010-2011. Segundo a coordenadora da EAD/ENSP, Lucia Dupret, a Educação a Distância da Escola está preparada para responder a demandas muito maiores, tendo capacidade técnica e grande vontade de expandir o número de cursos e vagas nesta parceria.



Curso de EAD em Gestão da Saúde supera expectativas

1 comentários
SUZE MARY MIRANDA NEVES SAMPAIO
31/10/2012 22:51
Olá, gostaria de saber quando sai o resultado para aluno do curso EAD/UAB especialização Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais de Saúde? Grata pela atenção e aguardo resposta.