Busca do site
menu

ENSP apresenta sua política de acesso aberto no Crics9

ícone facebook
Publicado em:19/10/2012

ENSP apresenta sua política de acesso aberto no Crics9De 22 a 24 de outubro, tomadores de decisão, profissionais da informação, profissionais da saúde e acadêmicos se reunirão na 9ª edição do Congresso Regional de Informação em Ciências da Saúde (Crics9), em Washington, Estados Unidos. A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP) participará do evento, cujo tema é eSaúde: aproximando-nos do acesso universal à saúde. A coordenadora de Comunicação Institucional da ENSP, Ana Furniel, apresentará no Crics9 a Política Institucional de Acesso Aberto ao Conhecimento, adotada este ano pela Escola. O congresso é organizado pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), por meio da Biblioteca Virtual em Saúde (Bireme).

 

Ana Furniel, que também coordena o nodo brasileiro do Campus Virtual de Saúde Pública (CVSP), ministrará sua palestra no terceiro e último dia do evento, no Painel 17 - Democratização e acesso à informação. Sua apresentação abordará, entre outros aspectos, a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Escola e o lançamento do repositório da produção científica da ENSP. Direitos autorais, acesso à informação, conhecimento e cultura serão assuntos abordados pela coordenadora. Segundo Ana Furniel, a ideia é mostrar a experiência exitosa da ENSP, no intuito de fomentar ações semelhantes em outras instituições de ensino e pesquisa da região das Américas.

 

ENSP apresenta sua política de acesso aberto no Crics9No evento, a coordenadora falará sobre a implementação da Política de Acesso Aberto ao Conhecimento e sua importância para a divulgação da ciência no país. “Este é um passo muito importante para a democratização do conhecimento, para a visibilidade da produção científica e, ainda, uma obrigação das instituições públicas para garantir que a sociedade tenha acesso ao conhecimento por elas produzido”, defende. Em sua apresentação, serão apresentados o processo de implementação da política e o estado atual, após um mês de funcionamento do repositório.

 

Além da apresentação da coordenadora de comunicação da ENSP, o Painel 17, que ocorrerá das 14h às 15h30, contará com a participação de Ludovic Reveiz, da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), de Maria Isabel Cunha Canto, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/Brasil), e de Solange Santos, da Scielo Brasil, com moderação de Regina Castro, da Opas.

 

Atividades tecnológicas antecederam o Crics9

 

No período que antecedeu o Crics9, ocorreu o III Encontro da Rede de Desenvolvedores (ReDes) da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), Campus Virtual de Saúde Pública (CVSP) e Redes Associadas, de 9 de agosto a 10 de outubro. A atividade se realizou por meio de dez painéis temáticos, via webconferência.

 

As analistas de sistema da Coordenação de Comunicação Institucional (CCI/ENSP) Ana Paula Mendonça e Rosane Mendes participaram da atividade por meio do painel 5Gobernanza, el portal, open source y los canales de comunicación RedDes, realizado em 6 de setembro. Ana Paula e Rosane estão envolvidas na operação e gestão do nodo brasileiro do CVSP e vêm participando ativamente das discussões sobre plataformas tecnológicas da RedDes. Cada painel temático apresentado no III Encontro resultará em um conjunto de recomendações que será convertido em um documento para apresentação durante a 6ª Reunião de Coordenação Regional da BVS, a ser realizada nos dias 20 e 21 de outubro, em Washington, da qual as analistas de sistema participarão.

 

Apresentação de banners

 

Além das atividades descritas, as profissionais apresentarão três trabalhos no formato banner eletrônico:

 

- A adoção da Política de Acesso Aberto ao Conhecimento: a experiência da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz);

- Repositório de Acesso Livre em Saúde Pública;

- Campus Virtual de Saúde Pública: a experiência de repositórios institucionais de recursos educacionais abertos.



Nenhum comentário para: ENSP apresenta sua política de acesso aberto no Crics9