Busca do site
menu

LTM participa da Semana Nacional de C&T 2012

ícone facebook
Publicado em:18/10/2012

LTM participa da Semana Nacional de C&T 2012O Laboratório Territorial de Manguinhos (LTM) da ENSP participará da Feira da Saúde à Cultura, do Trabalho à Ciência & Tecnologia. O evento integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2012, promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, que está acontecendo em todo o país. A atividade promovida pelo LTM, em parceria com o Laboratório Internet, Saúde e Sociedade (Laiss) e a Assessoria de Cooperação Social (ACS) da ENSP, será a mostra de vídeos Sustentabilidade e Saúde em Manguinhos, no dia 20 de outubro, das 13h às 17 horas, na Sala Meu Bairro da Biblioteca Parque Manguinhos. Os vídeos trazem diferentes visões locais de como enfrentar as vulnerabilidades socioambientais para a construção da sustentabilidade na região.

 

Ao todo, serão oito vídeos exibidos na mostra, que começa às 13 horas com Mangue, Manguinhos, Manguezal, seguido por Lixo; Água; e Nutrição. O documentário PAC Manguinhos: Promessa, Desconfiança, Esperança será apresentado às 15 horas, e, às 16 horas, será a vez de Participa Cidadã e Caminhos da notícia. A mostra é encerrada com um vídeo das entrevistas realizadas com moradores de Manguinhos, denominado Palavra de Morador.

 

Segundo o LTM, ‘pobreza e meio ambiente são frequentemente discutidos de forma preconceituosa. De um lado, a insustentabilidade não é produzida por todos de forma igual: são os mais poderosos, as grandes corporações e os mais ricos os principais responsáveis. De outro, o enfrentamento da pobreza não pode ser realizado de maneira a a aumentar a insustentabilidade ou a perda de direitos das populações que sofrem com injustiças ambientais’. A equipe do Laboratório compreende principalmente que sustentabilidade, justiça, segurança socioeconômica e os sentidos do viver das pessoas e comunidades devem caminhar juntos na discussão sobre pobreza e ambiente em sua relação com os direitos humanos, civis, políticos, culturais e sociais.

 

Saiba mais sobre a Feira de Ciência e Saúde

 

Durante a programação da Fiocruz na Semana de Ciência e Tecnologia, o Programa de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Saúde Pública (PDTSP) - Teias realizará, no sábado (20/10), das 10 às 17 horas, a Feira da Saúde à Cultura, do Trabalho à Ciência & Tecnologia. O evento será na Praça da Cidadania, no antigo 1º Desup (Av. Dom Hélder Câmara 1.184). A feira acontece em articulação com várias entidades e organizações sociais do território de Manguinhos. Algumas das ações, além da mostra de vídeos do LTM, são: a Feira de Serviços Sociais do Trabalho Social do PAC-Estado e a inauguração da exposição O Muro de Hélio Rodrigues, no cineteatro da Biblioteca Parque de Manguinhos.

 

Esta ação coletiva integra a programação oficial da Semana de Ciência e Tecnologia na Fundação Oswaldo Cruz, que acontece de 15 a 21 de outubro. Tradicionalmente, a semana oferece diversas atividades temáticas dentro do campus, com visitação intensa, em especial por escolas. Com esta proposta, as atividades da Fiocruz vão acontecer também fora dos muros da instituição, atingindo um público ainda maior.

 

Além da disseminação de informações relacionadas às pesquisas da Fundação, na perspectiva devolutiva, dos produtos desenvolvidos pela Rede PDTSP-Teias à população de Manguinhos, a proposta busca envolver os trabalhos de promoção da saúde realizados no âmbito do Teias-Escola Manguinhos no evento coletivo.

 

Entre as várias atividades que integram a programação estão: a Mostra Multimídia, com exibição de vídeos-debates, oficina de comunicação para fortalecer a participação social; distribuição de material educativo com orientações temáticas e preservativos; roda de conversa com mulheres sobre gênero do cuidador, no recorte do segmento de crianças e adolescentes com doenças crônicas e deficiências, cuidado na saúde sexual e reprodutiva.

 

LTM

 

O Laboratório Territorial de Manguinhos é uma iniciativa de pesquisa para a ação, que envolve pesquisadores da ENSP, da Escola Politécnica em Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) e do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz). Fora da Fiocruz, também estão envolvidos os moradores de Manguinhos, entre eles os estudantes que participam do Programa de Vocação Científica para o Desenvolvimento Local (Provoc-Dlis).

 

O LTM nasceu do interesse de juntar ciência e cidadania para transformar as realidades urbanas complexas, repletas de injustiça social e ambiental. Ele se propõe a construir uma promoção da saúde que integre ciência e cidadania, invista na formação de sujeitos coletivos e redes sociais, resgate a memória coletiva das comunidades, sistematize conhecimentos sobre o lugar e acompanhe, de forma crítica e propositiva, políticas públicas relevantes para a população de Manguinhos, construindo, dessa forma, um modelo solidário de conhecer e interagir nos territórios em que vivemos.

 

Biblioteca Parque Manguinhos

 

Situada no Complexo de Manguinhos, é a primeira biblioteca parque do país. Em seus 2,3 mil metros quadrados é possível acessar livremente as estantes de livros e a internet, ver filmes, ouvir músicas, participar de inúmeras atividades culturais ou solicitar o empréstimo de livros e filmes, entre os mais de 27 mil títulos.

 

A Biblioteca Parque de Manguinhos é um espaço cultural e de convivência, com ampla acessibilidade. Ela oferece à população salas de estudo e leitura, espaços para reuniões, serviços para portadores de necessidades especiais, catálogo bibliográfico on-line, espaço infantil, jardim de leitura e, em breve, cafeteria e um cineteatro com 200 lugares.

 

Inaugurada em abril de 2010, a Biblioteca Parque de Manguinhos é um espaço da Secretaria de Estado de Cultura.

 

Serviço:

Mostra de vídeos: Sustentabilidade e Saúde em Manguinhos

Sala Meu Bairro – Biblioteca Parque Manguinhos

Avenida Dom Helder Câmara 1.184 (atrás do Colégio Estadual Luiz Carlos da Vila)

13 às 17 horas

Confira a programação no arquivo em anexo.



Nenhum comentário para: LTM participa da Semana Nacional de C&T 2012