Busca do site
menu

ENSP sedia novo encontro da Resp/Unasul

ícone facebook
Publicado em:16/10/2012

Nos dias 18 e 19 de outubro ocorrerá, na ENSP, a II Reunião da Rede de Escolas de Saúde Pública (Resp/Unasul). O objetivo do encontro é discutir a governança da formação de recursos humanos para a saúde pelos governos e experiências exitosas no continente sul-americano; conhecer políticas e programas de formação em recursos humanos para a saúde pública na perspectiva dos países; e identificar áreas e temas de cooperação técnica na Resp. O evento será realizado no salão internacional da Escola.

Participam do encontro representantes dos seguintes países: Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela. Os participantes traçarão um panorama dos pontos positivos e negativos da formação em saúde pública de seus respectivos países. Haverá uma exposição sobre o Campus Virtual de Saúde Pública, um espaço para desenvolver cooperação interdisciplinar no campo da formação permanente e de aprendizagem, resultado de uma parceria entre a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e os países da região das Américas. A exposição caberá à coordenadora do nodo brasileiro do CVSP, Ana Cristina Furniel, que também apresentará a experiência brasileira dentro desse espaço e levantará propostas de parceria entre o Campus e a Resp.

 

A Resp/Unasul, cuja secretaria executiva cabe à ENSP, promove o desenvolvimento de estratégias políticas e de formação de recursos humanos para enfrentar os desafios dos sistemas de saúdes da região. Assim, apoia políticas de Estado e de governo que estimulem maior governança sobre processos de formação de recursos humanos para a saúde por meio de articulação entre escolas de saúde pública com mandatos de escolas de governo e os Ministérios da Saúde da região.

 

Saiba mais sobre a Resp/Unasul em www.ensp.fiocruz.br/resp/.


ENSP sedia novo encontro da Resp/Unasul



Nenhum comentário para: ENSP sedia novo encontro da Resp/Unasul