Busca do site
menu

Prêmio Jabuti: ENSP concorre em duas categorias

ícone facebook
Publicado em:25/09/2012
Dois livros de pesquisadores da ENSP concorrem ao 54º Prêmio Jabuti. A publicação Fundamentos da paleoparasitologia, organizada por Luiz Fernando Ferreira, Adauto Araújo e Karl Jan Reinhard, participa da categoria Ciências Naturais. O livro Amor e violência: um paradoxo das relações de namoro e do ‘ficar’ entre jovens brasileiros, organizado por Maria Cecília de Souza Minayo, Simone Gonçalves de Assis e Kathie Njaine, disputa a categoria Educação. Ambos foram publicados pela Editora Fiocruz. As dez melhores obras de cada uma das 29 categorias concorrentes ao prêmio foram divulgadas pela Câmara Brasileira do Livro, em 20 de setembro. As indicações representam a primeira etapa do processo que apontará os melhores livros publicados em 2011. 

 
O tratado da paleoparasitologia
 
O livro Fundamentos da paleoparasitologia – organizado pelo criador do termo paleoparasitologia, o médico Luiz Fernando Ferreira, pesquisador da ENSP e professor emérito da Fiocruz, em parceria com o também pesquisador da Escola Adauto José Araújo e Karl Jan Reinhard, da University of Nebraska – faz um resgate histórico da paleoparasitologia e apresenta uma síntese de tudo o que foi estudado nos últimos 30 anos. Também engloba questões técnicas e avanços dos estudos com a inclusão da biologia molecular no campo. Essa linha de pesquisa surgiu como ferramenta para auxiliar o estudo de sociedades humanas ancestrais, possibilitando inferências sobre o modo de vida do homem, sua migração através do tempo e os processos saúde-doença por ele vividos.
 
A publicação divide-se em quatro grandes partes: “Os parasitos, hospedeiros humanos e o ambiente”; “Vestígios de parasitos preservados em diversos materiais, técnicas de microscopia e diagnóstico molecular”; “O encontro de parasitos em material antigo: uma visão paleogeográfica”; e “Estudos especiais e perspectivas”. O livro é uma iniciativa inédita: a primeira publicação no mundo a compilar o conhecimento disponível sobre o assunto e a apresentar o estado da arte em paleoparasitologia, cujo conceito, criado há 30 anos na ENSP, deriva dos termos gregos paleo = antigo, para + sito = junto de, ao lado + alimento e lógos = palavra, estudo. O lançamento do livro ocorreu durante as comemorações dos 111 anos da Fiocruz, em maio de 2011.
 
Prêmio Jabuti: ENSP concorre em duas categorias
 
As relações de amor e violência entre jovens
 
O livro Amor e violência: um paradoxo das relações de namoro e do 'ficar' entre jovens brasileiros, fruto de uma pesquisa nacional realizada pela ENSP, por meio do Centro Latino-Americano de Estudos sobre Violência e Saúde (Claves), em parceria com nove universidades públicas, pretendeu gerar conhecimento estratégico sobre o tema da violência entre adolescentes brasileiros, visando à democratização das relações de gênero. O estudo focou adolescentes de 15 a 19 anos, de escolas públicas e particulares, em dez capitais brasileiras: Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Florianópolis, Manaus, Porto Alegre, Porto Velho, Rio de Janeiro, Recife e Teresina. A publicação foi organizada pelas pesquisadoras do Claves/ENSP Maria Cecília de Souza Minayo, Simone Gonçalves de Assis e Kathie Njaine.
 
O livro apresenta um panorama da realidade dos adolescentes brasileiros quando se trata de suas relações afetivo-sexuais e todos os aspectos relacionados ao tema e traz um interessante mosaico de diversos pontos de vista de jovens com experiências e contextos sociais diferentes. Ele é dividido em sete capítulos e introduz o tema com um breve perfil da condição juvenil no mundo ocidental e no Brasil, com a exposição das grandes mudanças socioculturais, econômicas e demográficas que afetam os jovens atualmente. Temas como virgindade, aborto, violência e sexo são apresentados na visão dos adolescentes. Segundo os autores, existe uma reflexão mais amadurecida sobre a sexualidade por parte dos próprios jovens, uma vez que gozam de maior liberdade de comportamento e também se consideram mais responsáveis por seus atos.
 
O Prêmio Jabuti
 
O Prêmio Jabuti é o mais tradicional e prestigiado prêmio literário brasileiro, uma distinção que dá aos vencedores o lastro da comunidade intelectual brasileira, além do reconhecimento a todos aqueles que trabalham com o livro. O Prêmio 2012 será outorgado a 29 categorias, às quais concorrem apenas obras inéditas, editadas no Brasil, entre 1º de janeiro e 31 de dezembro do ano passado. Atualmente, são contempladas todas as esferas envolvidas na criação e produção de um livro, passando pela tradução, ilustração, capa e projeto gráfico, além das categorias tradicionais como romance, contos e crônicas, poesia, reportagem, biografia e livro infantil. A primeira etapa contou com um total de 2.203 livros inscritos. Por sua abrangência, o Jabuti é considerado o maior e mais completo prêmio do livro no Brasil.
 
As categorias envolvidas são Capa, Ilustração, Ilustração de Livro Infantil ou Juvenil, Arquitetura e Urbanismo, Artes, Biografia, Ciências Exatas, Ciências Humanas, Ciências Naturais e da saúde, Ciências da Saúde, Comunicação, Contos e Crônicas, Didático e Paradidático, Direito, Economia, Administração e Negócios, Educação, Fotografia, Gastronomia, Infantil, Juvenil, Poesia, Psicologia e Psicanálise, Reportagem, Romance, Tecnologia e Informática, Teoria / Crítica Literária, Turismo e Hotelaria, Projeto Gráfico e Tradução. A segunda fase de avaliação ocorrerá no dia 18 de outubro, quando serão conhecidas as três melhores obras de cada categoria que serão laureadas com o Jabuti.

Seções Relacionadas:
Divulgação Científica Prêmios

Nenhum comentário para: Prêmio Jabuti: ENSP concorre em duas categorias