Busca do site
menu

Museu da Vida inaugura exposição 'O corpo na arte africana'

ícone facebook
Publicado em:17/09/2012

O Museu da Vida inaugura, nesta segunda-feira (17/9), a mostra O corpo na arte africana. A exposição é resultado da cooperação entre a Fiocruz e os países do continente africano. Além de estabelecer laços nas áreas de educação, pesquisa e saúde, essa cooperação fez com que alguns pesquisadores brasileiros participantes das missões da Fundação se apaixonassem pela arte africana, formando importantes coleções. O pesquisador da ENSP Paulo Sabroza, do Departamento de Endemias Samuel Pessoa (Densp), está entre eles e colaborou com a seleção das obras.

 

A mostra comemora o sucesso da cooperação Fiocruz-África e marca a aprovação em 2012, pelo Congresso Nacional brasileiro, da abertura do primeiro escritório internacional da Fiocruz, localizado em Maputo, capital de Moçambique. O desafio teve início em 2008, quando a pesquisadora da ENSP Célia Almeida aceitou a missão de apoiar a implantação desse escritório. Ela ficou lá até 2011 e passou o cargo para o também pesquisador da Escola José Luiz Telles. 

 

A exposição conta com cerca de 140 obras de arte reunidas pelos pesquisadores Paulo Sabroza, Wilson Savino, Wim Degrave e Rodrigo Corrêa de Oliveira. As obras estão divididas em cinco módulos: Corpo individual & Corpos múltiplos; Sexualidade & Maternidade; A modificação e a decoração do corpo; O corpo na decoração dos objetos; e Máscaras como manifestação cultural. A mostra conta ainda com 14 fotografias cedidas pelo colecionador francês Gérard Lévy, com registros que datam do fim do século 19 e início do século 20.

Mais informações podem ser acessadas no site do Museu da Vida.



Nenhum comentário para: Museu da Vida inaugura exposição 'O corpo na arte africana'