Busca do site
menu

Atividades lúdicas agitam comemoração dos 58 anos da ENSP

ícone facebook
Publicado em:12/09/2012

Diversas atividades vêm agitando a semana de comemoração aos 58 anos da ENSP. Na terça-feira (11/9), uma apresentação músico-poética movimentou a Tenda da Saúde durante o Festival Prata da Casa. Além disso, a barraca antitabagismo do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP) e a barraca de alimentos vivos da Associação Terrapia também fizeram parte da festa. Localizadas a frente à Tenda, as barracas estimularam a promoção da saúde por meio da alimentação viva e da luta contra o tabagismo.

 

A barraca sobre tabagismo foi organizada pelas enfermeiras do CSEGSF Regina Dias das Neves e Fabiane Arruda, que atuam na comunidade Parque Amorim (localizada no complexo de favelas de Manguinhos) por meio dos Programas de Saúde da Família e da Vigilância Epidemiológica, respectivamente. Na barraca, foram apresentadas informações sobre o tabagismo e as estratégias adotadas com as pessoas que participam dos encontros realizados pelo grupo antitabagismo. De acordo com a enfermeira Regina Dias, as turmas iniciaram em junho deste ano e estão em sua terceira edição. “De todas as pessoas que já passaram pelos encontros, 90% pararam de fumar”, enfatizou a enfermeira.

 

As turmas, que podem ter até 20 pessoas, de acordo com o que preconiza o Ministério da Saúde, recebem, além de informações sobre os malefícios do tabaco, tratamento medicamentoso – composto pelo medicamento bupropiona, adesivos de nicotina, goma de mascar e pastilhas –, participam de caminhadas duas vezes por semana acompanhadas de agentes comunitários de saúde (ACS) da área e fazem auriculoterapia com um profissional de fisioterapia do Núcleo de Atenção à Saúde da Família (Nasf). Regina Dias citou que a primeira turma contou com cinco participantes, e a segunda teve nove. Em ambas, todos pararam de fumar. Na terceira turma, que conta com 15 pessoas, dez já pararam de fumar.

 

“Um ponto muito importante dessa intervenção é que também promovemos a manutenção para as pessoas que pararam de fumar. Os participantes têm quatro semanas de curso e, em seguida, uma manutenção a cada 15 dias. A manutenção envolve profissionais de nutrição, psicologia e fisioterapia. Existem muitas coisas para dar suporte ao indivíduo, pois só informação ou apenas medicação não é suficiente. Eu fui fumante durante 30 anos e parei de fumar há oito anos. Entendo o fumante e sei que é preciso um conjunto de ações que possam apoiar as pessoas que dependem física e psiquicamente da nicotina. Esse programa obteve resultados positivos em outros municípios e continuará obtendo”, destacou a enfermeira.

 

A Associação Terrapia, que participa da comemoração do aniversário da ENSP desde 2006, quando a Escola completou 52 anos, ofereceu aos convidados pratos preparados com base na alimentação viva. Sanduíche de trigo orgânico com queijo de girassol germinado e recheio de broto de alfafa, cenoura e beterraba, suco de clorofila e torta de amendoim germinado com passas e recheio de frutas frescas da estação. Esse foi o cardápio oferecido pelo Terrapia. De acordo com a atual diretora da Associação, Cynthia Brant, “participar desta comemoração, entre outros aspectos, é muito importante, pois podemos mostrar que somos um projeto da ENSP, criado no Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria. Nada como poder dar acesso à comunidade ENSP aos alimentos que nós produzimos”.

 

Segundo a diretora, ter a oportunidade de mostrar como se preparam os alimentos vivos e oferecê-los para as pessoas experimentarem é fundamental para o Terrapia. Ela ressaltou que, no campus Manguinhos, existem poucas opções de alimentação saudável, e a exposição do Terrapia é uma pequena mostra do que se pode oferecer aos trabalhadores. “Em nossa horta, temos atividades em qualquer época do ano. Às segundas, quintas e sextas, a cozinha é aberta ao público: preparamos um grande almoço baseado na alimentação viva e, em seguida, degustamos os alimentos. Além disso, existem também os Seminários de Alimentação Viva na Promoção da Saúde, voltados para pessoas interessadas na reorientação de hábitos de vida. As inscrições para o próximo evento estão abertas até 20 de setembro”, avisou Cynthia.

 

Na apresentação do Festival Prata da Casa, o colaborador da ENSP Renato Touzpin apresentou duas poesias de sua autoria: "O Rio" e "O Rei". Renato parabenizou a ENSP pelos seus 58 anos de envolvimento com a melhoria da saúde da população e pela escolha tão pertinente do tema do aniversário, as drogas. “Eu convivo com pessoas que fazem uso de drogas e acho extremamente importante expandir este debate em diversos setores para que, aos poucos, esses índices sejam reduzidos e o próximo tema em discussão seja a saúde”. As poesias recitadas por Renato podem ser lidas na íntegra em http://filhosdapoesia.blogspot.com.br/.

 

Gabriela Luna, funcionária da ENSP que assistiu à apresentação do Prata da Casa, destacou que promover esse tipo de atividade na semana de comemoração dos 58 anos da ENSP é importante, pois foge um pouco das palestras teóricas e chama atenção para outras atividades. “As palestras promovidas ao longo das comemorações são sempre excelentes. Mas também acho ótimo termos estes momentos de descontração, em contato com outras formas de apresentação, principalmente quando essas apresentações são de pessoas que fazem parte da comunidade Fiocruz”, analisou.


Seções Relacionadas:
58 anos ENSP

Nenhum comentário para: Atividades lúdicas agitam comemoração dos 58 anos da ENSP