Uso racional de medicamentos: NAF apresenta cinco trabalhos em evento

Publicada em
 
 
 

Pesquisadores do Núcleo de Assistência Farmacêutica (NAF/ENSP) apresentaram cinco trabalhos no IV Congresso Brasileiro de Uso Racional de Medicamentos, que ocorreu em Salvador, de 12 a 15 de agosto. Com o tema central Incorporando o uso racional de medicamentos no contexto da atenção à saúde, o evento debateu as intervenções necessárias à promoção do uso racional de medicamentos no país, com abordagens sobre prescrição, dispensação e administração racional de medicamentos, saúde baseada em evidências, qualidade e segurança na atenção à saúde, ensino e pesquisa com foco na utilização de medicamentos, avaliação de tecnologias em saúde e acesso a medicamentos.

 

Os trabalhos apresentados foram: Desenvolvimento de ferramentas para a instrumentalização da revisão da prescrição, de Luisa Arueira, pesquisadora do núcleo que desenvolve atividades no PDTSP-Teias; Brincando de saúde no Tinguazinho: uma cartilha, uma história, de Carmelinda Afonso, aluna de doutorado por meio do Programa Faperj Nota 10; Uso racional de medicamentos por pacientes hipertensos e diabéticos no município do Rio de Janeiro,por Luiz Villarinho Mendes, aluno do mestrado em Saúde Pública; Acesso e uso de medicamentos em doenças crônicas: inquérito domiciliar no Espírito Santo - Brasil, de Isabel Emmerick, pesquisadora do NAF; e O farmacêutico e o uso racional de medicamentos na atenção primária de saúde: a educação continuada como estratégia de transformação, por Vera Lucia Luiza, coordenadora do Núcleo.

 

O primeiro trabalho, de Luisa Arueira e Selma Castilho, recebeu o Prêmio Nacional de Incentivo ao Uso Racional de Medicamentos, na categoria Monografia de Especialização. Trata-se de um sistema informatizado que permite o acesso às informações de medicamentos para subsidiar a revisão da prescrição pelo farmacêutico, com vistas à segurança do paciente. O segundo, que recebeu menção honrosa no evento, foi totalmente realizado pela ENSP, por meio da ação programática de Projetos Sociais, em uma escola municipal no distrito de Tinguazinho, em Nova Iguaçu.

1 comentário para "Uso racional de medicamentos: NAF apresenta cinco trabalhos em evento"

Uma pessoa comentou esta matéria. Comente você também!

  1. MARIA DA CONCEIC?O ALVES GOMES

    Parabenizo aos premiados e faço a sugestão de oferta do produto sistema informatizado que permite o acesso às informações de medicamentos para subsidiar a revisão da prescrição pelo farmacêutico ao DAF/SCTIE. Tal instrumento irá agregar enorme valor à assistência farmacêutica qualificando-a, creio eu. Att

comente esta matéria

Utilize o formulário abaixo para se logar.