Busca do site
menu

Documentário sobre crack será lançado nesta quarta-feira (13/9)

ícone facebook
Publicado em:11/09/2012
Documentário sobre crack será lançado nesta quarta-feira (13/9)De 10 a 13 de setembro, a ENSP comemorará seu 58° aniversário com o debate do tema Drogas, políticas públicas e saúde e uma série de atividades sobre consumo, prevenção e tratamento de usuários. A invasão do crack nas grandes cidades e sua forma de conquistar novos consumidores em todos os setores sociais e faixas etárias, tanto pelo preço como pela capacidade de drogadição, será discutida na quarta-feira (12/9), no lançamento do documentário Selva de Pedra - A Fortaleza Noiada, uma realização da Central Única das Favelas (Cufa) e direção de Preto Zezé e Edmar Jr. Após a exibição, haverá um debate com o presidente da Cufa Brasil, Preto Zezé, que será moderado pelo pesquisador da ENSP, Paulo Amarante. 
 
 
Há quase uma década, o crack invadiu Fortaleza, conquistando novos consumidores em todos os setores sociais e faixas etárias. O documentário Selva de Pedra – A Fortaleza Noiada encampa o desafio de fazer emergir, com clareza e profundidade, o fenômeno do seu consumo na cidade. O filme também se propõe a fornecer elementos para que a sociedade e o poder público possam refletir juntos sobre essa problemática, de modo a preencher um vácuo na instrumentalização das políticas públicas de prevenção (que envolvem aspectos de saúde, educação, segurança, etc.), tanto por parte do município como do Estado. 
 
O objetivo é contribuir para o desenvolvimento de alternativas capazes de promover o possível enfrentamento competente dessa grave patologia social, bem como instrumentalizar as fórmulas adequadas para obter a recuperação dos jovens que se tornaram suas vítimas, bem como dos que ao seu redor foram atingidos, de alguma forma, pelos seus impactos sociais.
 
Documentário sobre crack será lançado nesta quarta-feira (13/9)
 
Para o presidente da Cufa Brasil, exibir o filme em uma instituição de saúde amplia o debate sem polarizar uma única saída para o enfrentamento da droga. “Trazer para a instituição de saúde uma visão diferente daquela que ela possui é importante para enriquecer o debate sobre o crack”, afirmou Preto Zezé.
 
Sinopse
 
O documentário exibe o desafio de emergir do universo do crack, droga que contém até 75% de cocaína pura e altamente propensa a causar consumo compulsivo e dependência. A proposta é fornecer elementos para que a sociedade e o poder público possam refletir juntos sobre a problemática gerada em torno do crack e contribuir para o desenvolvimento de alternativas para enfrentar esse drama social. Selva de Pedra - A Fortaleza Noiada mergulha no circuito de distribuição e consumo do crack em Fortaleza (CE) e apresenta uma cartografia das zonas da cidade atingidas pela droga. Mostra a estrutura do mercado que a envolve, as pessoas que dele participam, seu funcionamento, organização, códigos e leis internas, visando desmistificar o discurso repressor-estatal, possibilitando uma análise mais aproximada da realidade que envolve esse complexo problema. A ideia central do documentário é ir além de uma visão estreita e limitada policial ou patológica, restrita a uma abordagem em que o usuário seja encarado como um doente ou bandido. Seu objetivo é levar ao público um panorama real dos danos sociais que o crack causa ao usuário e ao seu entorno. Assim, foi produzido em registro audiovisual um diagnóstico com o perfil dos jovens usuários de crack.
 
Acompanhe toda a programação da semana comemorativa dos 58 anos da ENSP aqui.

Seções Relacionadas:
58 anos ENSP

Nenhum comentário para: Documentário sobre crack será lançado nesta quarta-feira (13/9)