Busca do site
menu

Editais da Faperj contemplam pesquisadores da ENSP

ícone facebook
Publicado em:29/08/2012

Editais da Faperj contemplam pesquisadores da ENSPPor mais um ano consecutivo, pesquisadores da ENSP são contemplados nos editais Cientista e Jovem Cientista do Nosso Estado – 2012, da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). As bolsas destinam-se a apoiar projetos coordenados por pesquisadores de reconhecida liderança em sua área, vinculados a instituições de ensino e pesquisa sediadas no estado. Ao todo, neste ano, a ENSP teve sete contemplados: cinco para o edital Cientistas do Nosso Estado - Adauto Gonçalves Araújo, Evandro Coutinho, Josino Moreira, Cecília Minayo e Sergio Koifman - e dois para o edital Jovem Cientista - André Périssé e Liliane Reis Teixeira.

 

Para a vice-diretora de Pesquisa da ENSP, Margareth Portela, é sempre maravilhoso ter o reconhecimento da alta produtividade dos pesquisadores da Escola por meio deste edital de Cientistas do Nosso Estado. “Para os nossos programas de pós-graduação, esta é uma conquista bastante importante”, disse ela. A vice-diretora comentou ainda que tem particular alegria em ver os dois pesquisadores contemplados no edital Jovem Cientista, pois “eles representam o futuro. É uma nova geração que começa a despontar na nossa instituição, e ficamos verdadeiramente felizes de ver esta renovação”, ressaltou ela. 

 

Em 2007, a Escola teve dez pesquisadores contemplados no edital Cientistas do Nosso Estado - Adauto Araújo (Densp/ENSP), Cláudio Jose Struchiner (Densp/ENSP), Dora Chor (Demqs/ENSP), Francisco José Roma Paumgartten (DCB/ENSP), Maria Cecília de Souza Minayo (Claves/ENSP), Maria do Carmo Leal (Demqs/ENSP), Marília Sá Carvalho (Demqs/ENSP), Sergio Koifman (Demqs/ENSP), Simone Gonçalves de Assis (Claves/ENSP), Mônica Martins (Daps/ENSP) e Rosalina Jorge Koifman (Demqs/ENSP). 

 

Já em 2008, dos 22 premiados da Fiocruz, oito eram ligados à ENSP: Carlos Coimbra Junior (Densp), Josino Costa Moreira (Cesteh), Maria Alicia Ugá (Daps), Marilia Sá Carvalho (Demqs), Ricardo Ventura dos Santos (Densp), Simone Gonçalves de Assis (Claves), além de Claudio Struchiner (Densp, atualmente no Procc/Fiocruz) e Francisco Inácio Bastos, coordenador do programa de Pós-Graduação em Epidemiologia em Saúde Pública da Escola.

 

Em 2009, os contemplados foram Adauto Araújo (Densp/ENSP), Dora Chor (Demqs/ENSP), Cristiani Vieira Machado (Daps/ENSP), Luciana Dias de Lima (Daps/ENSP) e Monica Siqueira Malta (DCS/ENSP). Os resultados obtidos nos últimos anos nos editais Faperj refletem a importância da pesquisa realizada na Escola.


Seções Relacionadas:
Divulgação Científica Pesquisa

Nenhum comentário para: Editais da Faperj contemplam pesquisadores da ENSP